This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Lambeth Conference cria entusiasmo pelo mundo

Lambeth Conference cria entusiasmo pelo mundo

Dr Josiah Idowu-Fearon

15 February 2019 10:50AM

O Secretário Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon, reflete sobre a Lambeth Conference (Conferência de Lambeth) em 2020 e aborda um mal-entendido surgido em alguns blogs online.



Em minhas viagens pela Comunhão, tenho visto encorajado o nível cada vez maior de entusiasmo e empolgação em torno da Lambeth Conference do ano que vem. A equipe da conferência já recebeu reservas de 27 províncias diferentes. Novas inscrições de bispos e seus cônjuges de todo o mundo chegam a todo momento, e está claro que o evento está ganhando cada vez mais força.

Também estou animado com a conferência em si. O tema, centrado na ideia de sermos o povo de Deus para o mundo de Deus, é importantíssimo em tempos em que grande parte do nosso mundo está sofrendo. Somos um povo da ressurreição, transformado por Deus. E, como o muito bem disse o Arcebispo de Canterbury em seu vídeo sobre a Conferência, somos fundamentais para a transformação do mundo à nossa volta. Vai ser maravilhoso ver bispos e seus cônjuges virem de todo o mundo para fazer parte deste incrível evento.

Preciso esclarecer um mal-entendido que surgiu. Convites foram enviados para todos os bispos ativos. É assim que deve ser - estamos reconhecendo que todos aqueles consagrados no ofício de bispo devem poder comparecer. Mas o processo de convite também precisou considerar a posição da Comunhão Anglicana sobre o casamento, que o define como a união vitalícia entre um homem e uma mulher. Essa é a posição estabelecida na Resolução I.10 da Lambeth Conference de 1998. Em vista deste fato, seria inadequado que os cônjuges do mesmo sexo fossem convidados para a conferência. O Arcebispo de Canterbury teve uma série de conversas privadas por telefone ou via carta com os poucos indivíduos a quem isso se aplica.

O Grupo de Design, que compreende membros de todas as regiões da Comunhão, continua trabalhando na agenda do evento sob a sábia presidência do Arcebispo Thabo Makgoba. Em seu vídeo, ele falou sobre como nossa reunião criará um “belo ritmo” para orar, adorar, andar e conversar, enfrentar problemas, partilhar das refeições e refletir. Ele também faz um argumento importante sobre as diferenças. A Comunhão sempre teve o que ele chama de "forças opostas" em diversas questões, e isso não deve ser uma distração - é algo a ser comemorado. A Conferência não é uma reunião de pessoas com ideias afins; é o espaço em que podemos nos reunir para expressar as diferenças. E, por isso, todos os que foram convidados deveriam vir.

A tarefa do Grupo de Design não é fácil: há tantas questões relevantes competindo por espaço na agenda. Uma série de assuntos importantes serão discutidos, incluindo missão e evangelismo, reconciliação e justiça econômica. A sexualidade humana também será uma delas.

Com o passar dos meses muitas informações, comentários e especulações emergirão sobre a Lambeth Conference. Em seu vídeo mais recente, o Arcebispo Justin fala sobre como os bispos podem se preparar e enfatiza a importância da oração. Ele nos pede especialmente para orar por aqueles com quem podemos talvez discordar e resistir sermos convencidos por fofocas e boatos. Em vez disso, ele nos aconselha a tentar descobrir a verdade.

Convido-os a se unirem a mim em oração pelos bispos, seus cônjuges e todos os envolvidos na Conferência para que ela honre o Senhor Deus e seja uma bênção para a Sua preciosa Comunhão Anglicana.