This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Três párocos são licenciados “virtualmente” em razão da suspensão de cultos no País de Gales devido a restrições do Covid-19

Posted on: April 7, 2020 2:01 PM
A Reverenda Heather Shotton é licenciada como Coadjutora para a Área de Missão Offa em um culto on-line liderado pelo Arquidiácono John Lomas.
Photo Credit: Anglican Church in Wales
Related Categories:

A nova Coadjutora para a Área de Missão Offa, de um grupo de igrejas ao longo da fronteira entre Inglaterra e Gales no Norte do País de Gales, fez história na semana passada após ser licenciada por videoconferência. Heather Shotton deveria ter sido licenciada durante um culto na Igreja de Santa Maria em Ruabon no Domingo da Paixão (29 de março), mas o culto foi um dos milhares cancelados em todo o Reino Unido por restrições recomendadas para conter a propagação do Covid-19.

Ela foi licenciada durante um culto virtual realizado através da plataforma de videoconferência Zoom. Heather Shotton e o marido estavam em sua casa e a ela juntaram-se online o clero de seis outras igrejas e o Arquidiácono de Wrexham, John Lomas, que realizou o ato licenciamento.

“Párocos só podem atuar sob a licença de um bispo”, disse ele. “Há clérigos, como Heather, que já haviam sido designados para um local de trabalho e estavam apenas aguardando sua licença antes da atual crise. Isso normalmente ocorreria num culto em seu novo local de designação. Para não criar dificuldades e lacunas na missão, o bispo perguntou se poderíamos realizar a cerimonia de licenciamento virtualmente.

“Usamos a liturgia do culto que havia sido preparada para as boas-vindas e o licenciamento de Heather. Reuni clérigos da antiga igreja de Heather, St Giles, em Wrexham, e sua nova área de missão, que inclui Ruabon, Chirk e Penycae, e realizamos o culto e o licenciamento através do Zoom.

“Heather precisava assinar a licença que lhe fora enviada.”

Heather Shotton é uma ex-enfermeira da Marinha Real. Antes deste seu novo compromisso, ela foi Coadjutora na Área de Missão Wrexham.

“O culto fora planejado para domingo e eu esperava a participação de muitos paroquianos, amigos e colegas”, disse ela. “Ficamos decepcionados quando isso não aconteceu, mas felizmente fomos capazes de usar a tecnologia de hoje para realizar o licenciamento virtualmente. Foi bastante surreal, mas não menos significativo ao mesmo tempo e, embora houvesse apenas alguns de nós presentes, pude ter a sensação de todos me apoiando.

“Haverá um culto de boas-vindas quando a igreja reabrir para o qual todos serão convidados.”

Além do licenciamento de Heather Shotton, mais dois párocos foram licenciados virtualmente na Igreja no País de Gales. O Bispo de Monmouth, Cherry Vann, licenciou dois novos párocos para a região de Monmouth, o casal Tim e Karen Dack. Eles chegaram recentemente ao País de Gales vindos da Nova Zelândia. Na quinta-feira (2 de abril), Karen foi licenciada como pastora responsável pelo Grupo Rural de Monmouth e Tim como pároco responsável pelo Grupo Municipal de Monmouth.

Quando as igrejas reabrirem eles serão apresentados como Líderes da Área de Missão em suas respectivas paróquias.

O Bispo Chery Vann disse: “Quando tivermos permissão para nos reunir novamente em nossos prédios das igrejas, eles serão licenciados e apresentados como titulares e haverá festas e boas-vindas apropriadas para os dois.”

As restrições do Covid-19 forçaram a Igreja no País de Gales a adiar muitos dos eventos planejados para marcar o seu centenário na última quarta-feira (1 de abril). A Igreja no País de Gales fazia parte da Igreja da Inglaterra até sua independência e autonomia há 100 anos.