This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Blog - Ciclo de Oração Anglicano: Orando pela Paz de Jerusalém

Posted on: April 7, 2020 2:17 PM
Related Categories:

No Domingo de Páscoa (este ano, no dia 12 de abril), o Ciclo de Oração Anglicano segue sua tradição de convidar pessoas a orarem pela paz de Jerusalém. A seguir o ACNS oferece informações e sugestões para a oração.


Jerusalém é uma cidade considerada como sua capital por israelenses e palestinos. Desde a criação do Estado de Israel em 1948, o status de Jerusalém permaneceu até hoje uma das questões centrais de disputa entre Israel e a Palestina. Mas o conflito na cidade não é novidade.

O Rei Davi, no Salmo 122, instou as pessoas a “orarem pela paz de Jerusalém”. Os versículos seis e sete do salmo dizem: “Vivam em segurança aqueles que te amam [Jerusalém]! Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas!”

Jerusalém é o lar dos locais mais sagrados do judaísmo. Jerusalém é a localização de alguns dos locais mais sagrados do Islã. E para os cristãos Jerusalém é a cidade onde Jesus foi crucificado e - mais importante - onde ele ressuscitou.

Na época de Jesus Jerusalém era uma cidade sob ocupação romana. Nos séculos que se seguiram a cidade foi capturada e recapturada por forças em guerra - inclusive pelos cristãos durante as cruzadas. E desde a criação do Estado de Israel a cidade também passou por mais guerras e conflitos. Hoje, entretanto, é uma cidade relativamente pacífica, apesar de o conflito sempre estar muito próximo.

Na Comunhão Anglicana a cidade abriga a Diocese de Jerusalém que, sob a liderança do Arcebispo Suheil Dawani, cobre a Jordânia, Palestina, Israel, Síria e Líbano. A Diocese faz parte da Igreja de Jerusalém e do Oriente Médio, que inclui as dioceses do Irã, Chipre e Golfo, e - até que ela se torne a nova Província de Alexandria, a 41ª Província da Comunhão Anglicana, no final deste ano - a Diocese do Egito com o Chifre da África e o Norte da África.

O Arcebispo Suheil deve se aposentar no próximo ano. O Deão da Catedral de São Jorge, em Jerusalém, Hosam Naoum, foi eleito bispo coadjutor e será consagrado em data a ser fixada.

Ao orar pela paz de Jerusalém, oremos pela segurança e prosperidade de todo o seu povo, seja israelense ou palestino, seja judeu, muçulmano ou cristão.

Nesta Páscoa, ao orarmos pela paz de Jerusalém, oremos especialmente:

  • pelo ministério da Diocese de Jerusalém, que é altamente respeitado por seu trabalho em educação e saúde em particular. Grande parte de seu trabalho foi suspenso ou limitado por causa das restrições do Covid-19.
  • por estabilidade política em Israel, que teve eleições gerais em abril de 2019, setembro de 2019 e 2 de março de 2020. No momento da redação deste texto, as negociações continuavam para formar um governo de unidade após um terceiro turno de eleições.
  • pela redução do impacto pelas restrições do Covid-19 sobre as pessoas comuns e o impacto duradouro que a falta de visitantes internacionais terá sobre setores da economia que dependem de peregrinações e turismo.