As Igrejas em todo o mundo devem seguir imediatamente as orientações do ministério da saúde de seu país sobre a suspensão do culto público para ajudar a impedir a propagação da pandemia do COVID-19, disse o organizador da Rede de Saúde da Comunhão Anglicana.
A Comunhão Anglicana é uma família de 40 igrejas membros, cada uma autônoma e interdependente. Nenhuma igreja ou órgão tem autoridade sobre qualquer outra igreja, e a declaração emitida na sexta-feira (27 de março) é apenas consultiva.
Algumas das 40 igrejas membros da Comunhão Anglicana já suspenderam o culto público em nível provincial; enquanto outras estão deixando a decisão para as dioceses ou paróquias individuais.
A Rede de Saúde da Comunhão Anglicana é coordenada pelo Dr. Michael Beasley, Bispo de Hertford da Igreja da Inglaterra. O Bispo Michael é um epidemiologista. Anteriormente atuou como Diretor da Partnership for Child Development (Parceria para o Desenvolvimento Infantil) no Departamento de Doenças Infecciosas do Imperial College, em Londres.
Em uma declaração emitida pelo Anglican Communion Office (Escritório da Comunhão Anglicana) na sexta-feira, o Dr. Beasley disse: “À medida que a pandemia do COVID-19 se desenvolve em todo o mundo, as autoridades oficiais de saúde pública estão aconselhando as igrejas a não se reunirem publicamente para cultos e outras reuniões e a celebrar remotamente permanecendo em casa.
“Isso é crucial para impedir a propagação do vírus, salvar as vidas dos mais vulneráveis e proteger os serviços de saúde de serem sobrecarregados pelos casos. É um ato de amor, mesmo que doloroso.”
Ele acrescentou: “Sempre que possível, os líderes da igreja poderão liderar o culto remotamente usando a Internet, o rádio ou um chamado para oração em um horário específico. As famílias de pessoas solteiras também podem orar e refletir juntas sobre as escrituras.
“Jesus disse: ‘E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos’ (Mateus 28:20), e em João 20:26 lemos: ‘Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!”’
“Embora estejamos separados, podemos estar juntos em espírito. E, ao fazermos isso, vamos esperar pelos dias em que poderemos novamente nos encontrar reunidos como Corpo de Cristo. Que celebração será essa!”