Os Estados-Membros das Nações Unidas concordaram em implementar integralmente a Declaração de Pequim sobre igualdade de gênero. A declaração política foi adotada na segunda-feira, 9 de março, quando a Comissão sobre o Status da Mulher (CSW por sua sigla em Inglês) realizou uma reunião processual de um dia, em vez da cúpula planejada de duas semanas. A reunião plena foi adiada após preocupação com a disseminação do COVID-19.
A Comunhão Anglicana planejava levar uma delegação de oito mulheres de todo o mundo para a CSW, mas um anúncio da ONU Mulheres dado poucos dias antes do início da cúpula disse que nenhuma delegação sediada fora de Nova York teria permissão para comparecer. A ONU disse que a cúpula será remarcada para o final deste ano, mas as datas ainda não foram anunciadas.
“Meu coração está com a delegação neste momento de decepção”, disse Rachael Fraser, diretora de advocacy e pesquisa do Anglican Communion Office (Escritório de Comunhão Anglicana). “Estamos caminhando ao lado delas desde outubro de 2019 e foi uma honra testemunhar sua energia, paixão e visão por um mundo livre de injustiça. Mas o trabalho não para: já estamos ouvindo as formas que nossas delegadas estão organizando para continuar a luta pela justiça de gênero em suas comunidades.”
Na declaração política, os Estados membros congratularam-se com os progressos alcançados na implementação plena, eficaz e acelerada da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim, mas expressaram preocupação de que, em geral, o progresso não tenha sido rápido ou profundo o suficiente. Em algumas áreas, o progresso tem sido desigual e persistem barreiras estruturais, práticas discriminatórias e a feminização da pobreza.
Um serviço eucarístico havia sido planejado para marcar a abertura da 64ª Comissão das Nações Unidas sobre o Status da Mulher na Igreja Episcopal Central, em Nova York. Em vez disso, a Igreja realizou seu serviço eucarístico regular ao meio-dia, mas as Orações do Povo foram escritas pelas mulheres que faziam parte das delegações Anglicana e Episcopal.