[ACNS, da Redação] O Arcebispo de Melbourne, Philip Freier, deixa o cargo de Primaz da Igreja Anglicana da Austrália hoje (terça-feira) sem ter um sucessor. Uma reunião primária do Conselho de Eleitores de Primazes ocorreu em Sydney no início deste mês (14 de março), mas não conseguiu chegar a um acordo sobre quem será o próximo primaz.
O Arcebispo Philip continuará atuando como Arcebispo de Melbourne. O Arcebispo de Brisbane, Phillip Aspinall - ex-primaz - servirá como primaz interino até que seja eleito um sucessor do Arcebispo Philip Freier.
Na terceira rodada de votação, o Arcebispo de Adelaide, Geoffrey Smith, alcançou uma clara maioria sobre o Bispo da Tasmânia, Richard Condie, nas Câmaras dos Bispos e dos Leigos, mas não recebeu a maioria na Câmara do Clero.
A Câmara dos Bispos votou 15-8 a favor do Arcebispo Geoffrey; e a Câmara dos Leigos votou 9-3 nele. A Câmara do Clero votou 7-5 a favor do Bispo Richard. Para ser eleito primaz o candidato precisa de maioria nas três câmaras.
O Dr. Aspinall presidirá o Sínodo Geral deste ano, que será realizado de 31 de maio a 5 de junho em Queensland. O Comitê Permanente do Sínodo deve se reunir em Sydney nos dias 17 a 18 de abril e é esperada uma comunicação sobre qualquer eventual alteração nos planos à luz da pandemia do Covid-19.