No Ciclo de Oração Anglicano deste domingo anglicanos de todo o mundo estarão orando pela Província de L’Église Anglicane Du Congo – Igreja Anglicana do Congo. A seguir, o Anglican Communion News Service apresenta a Província e sugere itens para a oração.
O evangelista ugandês Apolo Kivebulaya iniciou a presença anglicana no Zaire em 1896. A Igreja alcançou a região de Shaba em 1955, mas a evangelização não progrediu em larga escala até a década de 1970. Após a independência, a Igreja expandiu e formou dioceses como parte da Província de Uganda, Burundi, Ruanda e Boa-Zaire. A Província de L’Église Anglicane Du Congo foi inaugurada em 1992.
A Província possui 12 dioceses e é liderada pelo Arcebispo Masimango Katanda.
A República Democrática do Congo está sofrendo um grande surto de Ebola. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 23 de fevereiro de 2020, o número total de casos de Ebola no país era de 3.444. Houve 2.264 mortes e 1.167 sobreviventes.
As igrejas anglicanas têm desempenhado um papel vital junto às agências de saúde na luta contra a doença. Em julho de 2019, o Arcebispo Masimango disse que o principal papel da Igreja era conscientizar sobre a realidade do vírus e combater as informações erradas. Ele disse: “Vamos encorajar todos os membros da igreja para que estejam bem informados e sigam as orientações para que possam cuidar de si mesmos.”
Em novembro de 2019, o Arcebispo Masimango foi visitado pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby. Os dois líderes apoiaram um novo treinamento para as igrejas projetado para ajudá-las a enfrentar a epidemia de Ebola. O treinamento forneceu um manual ilustrado, prático e baseado na Bíblia para auxiliar os líderes da igreja.
Por favor, orem por todas as pessoas afetadas pelo Ebola e orem pela Igreja para que possam servir suas comunidades da melhor maneira possível.
Na semana passada, o Anglican Communion News Service informou sobre um Arquidiácono que foi assassinado na região de Kivu do Norte. Ele foi um dos 36 cristãos assassinados por insurgentes na área naquele dia. A perseguição de cristãos na República Democrática do Congo está crescendo. Orem por proteção e sabedoria, pois os cristãos procuram permanecer firmes em sua fé e em compartilhar o amor de Cristo com suas comunidades.