This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Ciclo de Oração Anglicano: Hong Kong Sheng Kung Hui

Posted on: March 17, 2020 3:00 PM
Related Categories:

Neste domingo (22 de março), no Ciclo de Oração Anglicano, vamos orar pela Hong Kong Sheng Kung Hui - Igreja Anglicana em Hong Kong - e Macau. O Arcebispo de Hong Kong e Bispo da Ilha de Hong Kong, Arcebispo Paul Kwong, apresenta sua província e sugere itens para a oração.


Neste tempo de Quaresma, todas pessoas em Hong Kong estão preocupadas com o novo vírus Corona, o COVID-19. Tudo começou no final de dezembro em Wuhan, China, e no final de janeiro vimos os primeiros casos em Hong Kong e Macau. No momento da redação deste texto, o vírus já se espalhou por todo o mundo, com surtos muito graves na Coréia, Irã e Itália, além da China. Oramos por todos aqueles que sofrem com o vírus e especialmente pelos profissionais da linha de frente da área médica.

O número de casos confirmados do vírus em Hong Kong e Macau ainda é baixo. Isso se deve ao efetivo distanciamento social promovido pelo governo de Hong Kong para conter o surto. Como resultado, os escritórios do governo e muitas empresas incentivaram as pessoas a trabalhar em casa, embora essa política já esteja terminando. Nossas escolas estão fechadas até depois da Páscoa.

Nossas igrejas permanecem abertas, mas não nos encontramos para o culto público desde meados de fevereiro. Muitos padres, funcionários da igreja, professores e assistentes sociais estão trabalhando em casa, e os padres continuam fazendo visitas pastorais. Pedimos suas orações pelo povo de Hong Kong e pelas dificuldades econômicas que estamos enfrentando devido ao declínio dos negócios e da indústria. Pequenas lojas e negócios locais foram especialmente atingidos.

Nossas igrejas têm contribuído com fundos e recursos para ajudar a aliviar os problemas relacionados ao vírus na China continental. Estamos em contato regular com o Conselho Cristão da China e com agências governamentais que coordenam programas antivírus. Muitos de nós mantemos contato com amigos e colegas da Igreja Chinesa, compartilhando nossas preocupações e obtendo uma imagem melhor do que está acontecendo no terreno.

O Conselho de Bem-Estar Social da Hong Kong Sheng Kung Hui, que tem centenas de unidades de serviço em Hong Kong e Macau, está apelando por máscaras cirúrgicas e suprimentos de prevenção de epidemias para os grupos desfavorecidos em nossa comunidade, os idosos, as famílias carentes e as pessoas com deficiência. Indivíduos, igrejas, instituições de caridade e empreendimentos sociais estão respondendo generosamente ao apelo “Ato de amor - cinco pães e dois peixes.”

Os cultos on-line em nossas igrejas costumam atrair mais fiéis do que os que comparecem pessoalmente. A educação teológica e religiosa continua sendo on-line e, às vezes, com tutorias individuais ou em pequenos grupos. Percebemos atos simples de bondade e graça: um padre orando com uma filha cujo pai ainda está em Wuhan; uma mulher oferecendo uma máscara extra a um limpador de rua que não tem nenhuma; alunos iniciando um grupo de oração on-line para orar por seus colegas no continente.

A Hong Kong  Sheng Kung Hui continua a participar de atividades regionais e internacionais, geralmente por teleconferência e às vezes pessoalmente. Somos fortalecidos por meio de nossa conexão com a Comunhão Anglicana e sabemos que as pessoas em outras igrejas estão orando por nós. E apesar de todos os desafios que enfrentamos, somos gratos a Deus por termos sido chamados para a missão neste lugar e neste momento.