Photo Credit: Alex Baker / ACNS
Neste domingo (15 de março), anglicanos de todo o mundo estarão orando pela Igreja da Inglaterra como parte do Ciclo de Oração Anglicano. O Arcebispo de Canterbury Justin Welby, Primaz de toda a Inglaterra, apresenta sua província e sugere itens para a oração.
A Igreja da Inglaterra está profundamente arraigada no coração de todas as comunidades da Inglaterra. São 42 bispos e bispas diocesanos(as) e 8.000 clérigos remunerados, além de um grande número de leigos, que cuidam das 15.000 igrejas em todo o país. Toda pessoa na Inglaterra pode contar com um pároco cuja porta está aberta para recebe-la, seja ela anglicana ou não. Quase todas as crianças, sejam fiéis ou não, tem a oportunidade de ter uma educação que mantenha seu caráter cristão distinto; além disso, estamos educando um milhão de crianças em nossas 4.644 escolas. Através de mais de 33.000 projetos de ação social, os anglicanos na Inglaterra cumprem o chamado de Cristo para que amemos nosso próximo em ação concreta, provendo bancos de alimentos, conselhos sobre dívidas, grupos de crianças e muitas outras instalações que beneficiam suas comunidades.
A Igreja da Inglaterra dá as boas-vindas indistintamente a todas as pessoas, buscando levá-las à fé em Jesus Cristo para transformar a sociedade, cuidar dos marginalizados e ministrar aos que estão quebrados e assim revelar algo do Reino de Deus.
Para esse fim, o programa de Renovação e Reforma da Igreja da Inglaterra busca “fornecer uma narrativa de esperança à Igreja da Inglaterra no século XXI.”
O programa se desenvolve com um sentido de esperança bíblica e procura aproveitar os dons e o caráter únicos da Igreja da Inglaterra para que ela venha a florescer nos próximos anos. Nossa oração é para que sejamos uma igreja que sirva a todas as pessoas em todos os lugares, que ofereça uma presença cristã em todas as comunidades e que torne conhecidas as boas novas de Jesus Cristo no século XXI. Renovação e Reforma é um importante programa que busca vislumbrar uma visão clara do que a igreja faz e como o faz na Inglaterra do século XXI.
Sou profundamente grato pelos sinais de crescimento na Igreja, pelas 5.000 novas congregações criadas nos últimos 15 anos e pelas muitas pessoas novas que aceitaram Jesus como seu Salvador. Ao procurarmos reimaginar nosso ministério, descobrimos que Deus está à nossa espera para nos saciar em nossa sede contínua por Sua presença. Recebemos e vimos os frutos de diferentes tipos de comunidades eclesiais, incluindo as Fresh Expressions, que buscam valorizar e incentivar as pessoas em suas diferentes jornadas de fé. Enquanto enfrentamos a realidade do declínio a longo prazo, estamos cada vez mais conscientes da obra soberana de Deus entre todos os povos cristãos dessas ilhas e de todo o nosso chamado para sermos unidos para que o mundo veja que Jesus veio do Pai ( João 17:21).
Sou ao mesmo tempo inspirado e grato pelos cristãos da Igreja da Inglaterra que tornam conhecido o amor incondicional de Deus em suas vidas diárias, para que nosso país se torne um onde reinam a verdade e o amor de Deus. Os inúmeros capelães em prisões, escolas, universidades e hospitais de todo o país tornam o amor de Deus conhecido por milhões. As Bishop’s Mission Orders (Ordens de Missão do Bispo) e o crescimento das comunidades religiosas são exemplos de como a tradição anglicana é aquela em que todas as pessoas, em todas as circunstâncias e de todas as tradições e origens, podem encontrar a fé e se encontrar com Jesus Cristo, pela primeira vez ou novamente. Os moradores da Comunidade de Santo Anselmo aqui no Lambeth Palace, por exemplo, vêm de todo o mundo para passar um ano em oração, serviço e estudo enquanto vivem juntos em comunidade.
Os anglicanos na Inglaterra são realmente exemplos daqueles que aceitam o convite de Jesus para serem transformados e saem para o mundo moldados por Cristo. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas não há nada que precisemos temer com Deus em nossos corações e com Cristo ao nosso lado.
Peço suas orações:
- Pela obra do Espírito Santo em atrair pessoas à fé em Cristo
- Pela igualdade de oportunidades e pela Igreja representar plenamente a rica diversidade das comunidades que serve
- Pelo trabalho sobre mudança climática, particularmente à luz do compromisso da Igreja da Inglaterra no Sínodo Geral de atingir zero líquido em emissões de carbono até 2030
- Por nós, para que aumente a presença e o ministério dos jovens na Igreja da Inglaterra
- Por aqueles que são empobrecidos e marginalizados, e por uma presença contínua da Igreja em áreas onde os desafios financeiros são sentidos com maior intensidade
Por favor, orem também por nós enquanto nos preparamos para sediar a Lambeth Conference 2020 aqui na Inglaterra, um evento para o qual esperamos ansiosos para receber nossos irmãos e irmãs de todo o mundo.
Oro pela prosperidade e pelo florescimento da Comunhão Anglicana e de todas as suas províncias, para que Jesus Cristo seja conhecido na Inglaterra e em todo o mundo.
Que Deus abençoe a todos e todas vocês.