This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Anglican Alliance consulta igrejas e agências sobre resposta ao Corona vírus

Posted on: March 24, 2020 4:15 PM
A Aliança Anglicana publicou recursos on-line para ajudar igrejas e agências a responder à pandemia do Covid-19
Related Categories:

As agências anglicanas de saúde e missão de toda a Comunhão Anglicana participaram de uma consulta global na semana passada (16 de março) para discutir suas respostas à pandemia do Covid-19. A consulta foi organizada pela Aliança Anglicana, que ajuda a coordenar as respostas anglicanas internacionais a situações de emergência. Possui 12 anos de experiência na coordenação de respostas a emergências individuais, mas antes nunca teve que enfrentar uma emergência tão global.

“A Aliança Anglicana está trabalhando intensivamente em toda a Comunhão para aprender com as respostas efetivas das igrejas e compartilhar diretrizes e recursos sobre o Covid-19”, disse a agência em seu site. “Ao mesmo tempo continuamos trabalhando em outras questões - doenças, conflitos, mudanças climáticas e pobreza - que continuam a afligir muitas comunidades que se tornarão ainda mais vulneráveis ​​por esta pandemia.”

A Aliança publicou um material on-line em inglês, espanhol e português, com links para alguns recursos e exemplos importantes de diferentes províncias. Eles enfatizam que “a situação de cada país é diferente e as igrejas precisam seguir as diretrizes de seus próprios governos. Portanto, os exemplos e recursos que compartilhamos da Comunhão devem ser adaptados a cada contexto.”

A consulta reuniu líderes de igrejas, representantes de agências de desenvolvimento anglicanas, especialistas em saúde e área jurídica de quase todas as regiões da Comunhão. Além de publicar os principais aprendizados e alguns exemplos de boas práticas, a Aliança está construindo um repositório de recursos e estudos bíblicos que podem ser adaptados a diferentes contextos.

A Alliance afirma que “a partir da experiência da Igreja de responder a outras situações de emergência e epidemias, sabemos que existem três papéis principais que a Igreja pode desempenhar nesses tempos de promover o preparo e a resiliência: Dar esperança e combater o medo com informações precisas e encorajamento por meio de nossa fé; manter conectados o culto e a comunidade em geral, quando necessário via mensagens, telefone e on-line, em casos de quarentena e interrupção de relações físicas; e mostrar a compaixão e o cuidado de Deus pelas pessoas afetadas em nossas comunidades, lembrando que as que já são as mais vulneráveis ​​serão as mais afetadas.

“Como Igreja somos chamados a ser uma voz de calma e tranquilidade afirmando que Deus está conosco.”

Os recursos da Aliança Anglicana estão disponíveis em Inglês, Espanhol e Português