This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Unidade, Fé e Ordem

Posted on: February 11, 2020 12:26 PM
Related Categories:

O Diretor de Unidade, Fé e Ordem da Comunhão Anglicana, o Reverendo Dr. Will Adam, descreve o trabalho atual do Departamento e seus planos para o futuro.


O Departamento de Unidade, Fé e Ordem na Comunhão Anglicana tem em sua essência a busca por  unidade mais profunda entre os cristãos, seja dentro e entre as igrejas da Comunhão Anglicana ou entre a Comunhão Anglicana e outras igrejas e órgãos cristãos.

Grande parte do trabalho de Unidade, Fé e Ordem (UFO, por sua sigla em inglês) é dedicado ao incentivo para cristãos dialogarem uns com os outros. Ao longo do século passado muito trabalho foi feito para superar a suspeita mútua e a divisão entre as igrejas através do diálogo paciente e da construção de relacionamentos. Isso acontece no nível local, onde as pessoas cristãs descobrem que, quando se reúnem para orar ou se envolvem com missão e ministério, elas têm mais em comum do que pensavam. Isso também acontece em nível nacional e internacional, quando teólogos de diferentes igrejas e tradições conversam para chegar a um acordo sobre questões que anteriormente as dividiram.

Observando o que o UFO fez nos últimos meses, temos uma amostra do trabalho e sua importância. Organizamos e apoiamos uma série de diálogos internacionais com siglas um tanto raras - existe a ICAOTD (Comissão Internacional para o Diálogo Teológico Anglicano-Ortodoxo), onde anglicanos e ortodoxos orientais têm encontrado um acordo significativo sobre o assunto das mudanças climáticas e questões que envolvem o fim da vida; existe o IRAD (Diálogo Internacional Anglicano-Reformado), em que os anglicanos chegaram, através do diálogo, a um acordo sobre a natureza da igreja com as igrejas reformadas (incluindo aquelas conhecidas como presbiterianas ou congregacionais); na AOOIC (Conselho Coordenador Internacional Anglicano–Vétero-Católico), os anglicanos conheceram muito melhor as igrejas ortodoxas orientais, principalmente aquelas baseadas no Oriente Médio; e na ARCIC por sua sigla em Inglês (Comissão Internacional Anglicana – Católico-Romana), o mais antigo dos diálogos atuais, em que anglicanos e católicos romanos estão começando a explorar como cada igreja toma decisões importantes sobre o ensino ético. Em breve esperamos iniciar algumas conversas com igrejas pentecostais em nível mundial - mas ainda não temos um acrônimo para isso. 

No centro do trabalho do UFO  está a IASCUFO (Comissão Permanente Inter anglicana sobre Unidade, Fé e Ordem). A IASCUFO se reúne anualmente para revisar o trabalho dos diálogos, aconselhar os Instrumentos da Comunhão (incluindo o Conselho Consultivo Anglicano e o Primates´ Meeting) e considerar desenvolvimentos nas relações ecumênicas, liturgia e doutrina de toda a Comunhão. A última reunião da IASCUFO ocorreu em Kuala Lumpur, na Malásia, em dezembro de 2019.

As conversas e diálogos incluem pessoas de todo o mundo - refletindo a amplitude da Comunhão Anglicana e baseando-se na profundidade do conhecimento, expertise e experiência que a Comunhão possui.

Todo o trabalho do UFO tem como pano de fundo e como objetivo sustentar a edificação da Igreja de Jesus Cristo para sua missão no mundo: buscar a unidade que é a vontade de Cristo para o seu povo.