This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Pessoal Anglicano: designações, transferências e ordenações em nossa comunhão global

Posted on: February 4, 2020 11:16 AM
Related Categories:

[ACNS, da Redação] O Decano da Catedral de São Jorge, em Jerusalém, Hosam Naoum, foi eleito Bispo Auxiliar da Diocese de Jerusalém. A eleição, realizada na última quinta-feira (30 de janeiro), está sujeita a ratificação pelo Sínodo Central da Província de Jerusalém e do Oriente Médio. Planeja-se a consagração do Decano Hosam num culto na Catedral de São Jorge, em Jerusalém, a ser realizada na primavera, após a ratificação provincial.

Bispo Auxiliar trabalhará ao lado do Arcebispo Suheil Dawani até sua aposentadoria em 2021; ele será então instalado como o novo Arcebispo Episcopal Anglicano em Jerusalém.

A Diocese de Jerusalém serve Israel, Palestina, Jordânia, Líbano e Síria. Possui 28 congregações e mais de 30 instituições de caridade, incluindo dois grandes hospitais, várias clínicas e centros de reabilitação e mais de uma dúzia de escolas.

O Decano Hosam representa a Província de Jerusalém e o Oriente Médio no Conselho Consultivo Anglicano (ACC) e é membro do Comitê Permanente do ACC.

Outra membro do Comitê Permanente, a Bispa Jane Alexander, de Edmonton, da Igreja Anglicana do Canadá, anunciou que está deixando o cargo a partir de 31 de julho deste ano. Em uma mensagem lida às congregações em sua diocese no domingo, 26 de janeiro, ela disse: “Durante o meu tempo como vossa bispa, fiz o possível para nos concentrar em olhar para o mundo e nos concentrar no discipulado e na missão da igreja de Cristo. Eu amo vocês profundamente e sentirei sua falta terrivelmente. Foi uma grande alegria ver-nos sair com fé em novas áreas de ministério e mergulhar mais profundamente em nosso papel de Discípulos de Cristo.”

E ainda no Canadá, Lincoln Mckoen foi eleito para servir como o primeiro Bispo do Território do Povo. O Território tem o status de diocese dentro da Igreja Anglicana do Canadá. Ele reúne as igrejas anteriormente conhecidas como Paróquias Anglicanas do Interior Central - igrejas que anteriormente faziam parte da Diocese de Cariboo, que foi à falência em 2001 após pagamento de indenização por falhas de proteção. Ao fazer o anúncio, a Igreja do Canadá disse que, por sua experiência no ministério em Alert Bay, vivendo entre o povo Kwakwaka'wakw por quase uma década, Lincoln Mckoen aprendeu o quanto é necessário o trabalho de reconciliação para a Igreja.

O Secretário Provincial do Canadá – e Secretário Geral do Sínodo Geral da Igreja Anglicana do Canadá -o Arquidiácono Michael Thompson, se aposentará no dia 30 de junho.

O Bispo da Pensilvânia da Igreja Episcopal com sede nos EUA, Daniel G. Gutiérrez, foi designado como o novo presidente da Compass Rose Society (CRS), sucedendo o Bispo do Texas, Andrew Doyle. A CRS é uma organização de caridade internacional que apoia o ministério do Arcebispo de Canterbury na Comunhão Anglicana global e o trabalho do Anglican Communion Office (Escritório da Comunhão Anglicana).

Fundada em 1997, a CRS compreende 393 membros localizados principalmente na América do Norte e Hong Kong. Em 2018, providenciou quase US $ 900 mil dólares americanos (aproximadamente £ 681.000 libras esterlinas) para apoiar as iniciativas de reconciliação e comunicação do Conselho Consultivo Anglicano, o Centro Princess Basma para Crianças com Deficiências na Diocese de Jerusalém, os hospitais em Gaza e Nablus e a Catedral de Canterbury.

Foram confirmadas as datas para a instalação de três novos Primazes.

O primeiro Bispo indígena de Sabah, Melter Tais, será instalado como Primaz da Província da Igreja Anglicana do Sudeste Asiático em 9 de fevereiro. Ele sucede ao Arcebispo Moon Hing, Bispo da Malásia Ocidental.

Em 1º de março, o Bispo de Mityana, Stephen Samuel Kaziimba, será instalado como Arcebispo e Primaz da Igreja Anglicana de Uganda. O Arcebispo cessante, Stanley Ntagali, passará a equipe pastoral atuante ao novo Arcebispo Stephen Kaziimba  num culto de investidura na Catedral de São Paulo, em Namirembe.

E em 25 de março, o Bispo de Gombe, Arcebispo Henry Chukwudum Ndukuba, será instalado como o novo Primaz da Igreja da Nigéria (Comunhão Anglicana). Atualmente Arcebispo da Província interna de Jos, o Arcebispo Henry sucederá ao Arcebispo Nicholas Okoh quando se tornar o quinto primaz da Igreja.