This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Educação Teológica na Comunhão Anglicana

Posted on: February 4, 2020 11:27 AM
Related Categories:

O Diretor de Educação Teológica na Comunhão Anglicana, o Reverendo Cônego Dr. Stephen Spencer, descreve o trabalho e as prioridades de seu departamento.


Em seu grande conjunto de poemas “Os quatro quartetos” (Four Quartets), TS Eliot descreve como podemos ter uma experiência e não entender o seu significado. Isso pode ser muito verdadeiro para os anglicanos quanto para qualquer outra pessoa - podemos nos tornar tão ocupados com serviços, reuniões, manutenção de edifícios, etc., que perdemos o sentido do que se trata.

Passar um tempo estudando com outras pessoas, lendo, discutindo e refletindo, e escrevendo o que pensamos, pode fazer toda a diferença. É uma oportunidade de encontrar o significado, o real significado de nossas atividades, com a ajuda das escrituras e do ensino apropriado. Mais do que isso, como Eliot continua dizendo, encontrar o significado “restaura a experiência de uma forma diferente.”

Este é o objetivo subjacente da Educação Teológica na Comunhão Anglicana (TEAC por sua sigla em Inglês), um projeto apoiado pela Fundação de Santo Agostinho de Canterbury, para promover a educação teológica para todo o povo de Deus nas províncias e igrejas de nossa Comunhão.

Isso se realiza de três maneiras, começando com a construção da rede de faculdades, seminários e cursos em todo o mundo. As faculdades são colocadas em contato umas com as outras, através de boletins e conferências regulares, compartilhando recursos entre instituições, estabelecendo conexões com a educação para o discipulado e desenvolvendo vínculos de companheirismo.

Em segundo lugar, o projeto está desenvolvendo materiais de estudo em áreas com poucos recursos de currículo, como a natureza do anglicanismo e a própria Comunhão Anglicana. Atualmente, um grupo está trabalhando sobre identidade anglicana, reunindo testemunhos em vídeos de diferentes províncias para construir uma imagem rica e diversificada a partir do nível de base. Outro grupo está trabalhando na doutrina ecumênica anglicana. Esses materiais de estudo serão enviados para o site da Comunhão Anglicana e estarão disponíveis gratuitamente para quem quiser incorporá-los aos programas educacionais locais.

Simultaneamente outros grupos de estudiosos produziram livros sobre as prioridades do Arcebispo de Canterbury, começando com o tema da reconciliação, depois sobre evangelismo e, finalmente, sobre a renovação da oração e da vida religiosa. Eles estão sendo publicados pela editora Forward Movement e o último deles será lançado em abril deste ano.

Em terceiro lugar, o TEAC é um defensor da educação teológica em toda a Comunhão. No momento em que faculdades e seminários estão sob pressão e às vezes desconectados das dioceses patrocinadoras, e quando províncias e dioceses estão cada vez mais pedindo ajuda para aprofundar o discipulado de seu povo, é vital reunir os dois grupos para que as instituições possam ouvir o que as dioceses precisam e reconfigurem seu trabalho para servir e apoiar a formação de discipulado para clérigos e leigos. A educação teológica é vital - ela fornece aqueles momentos da vida cristã em que “a ficha cai” e o significado do que fazemos e como vivemos se torna claro e energizante.

O próximo ano será importante para o TEAC. Haverá reuniões de educadores teológicos de todo o mundo antes da Lambeth Conference (Confêrencia de Lambeth), para compartilhar e aprender sobre diferentes maneiras de fazer treinamento e educação e ouvir os bispos e as bispas sobre o que precisam das instituições. Os novos materiais de estudo sobre identidade Anglicana serão produzidos além dos outros materiais sobre a história e doutrina anglicanas. A equipe do TEAC viajará para a América Latina e o Sudeste Asiático para se encontrar com colegas visando ampliar e fortalecer a rede do TEAC.

  • Se desejar, entre em contato por e-mail com  stephen.spencer@anglicancommunion.org para receber regularmente o Boletim de Recursos.