This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Blog - Ciclo de Oração Anglicano: Igreja Anglicana do Canadá

Posted on: February 4, 2020 11:22 AM
Related Categories:

A Primaz da Igreja Anglicana do Canadá, a Reverendíssima Linda Nicholls, compartilha algumas informações sobre a sua Província antes deste domingo (9 de fevereiro de 2020), quando anglicanos de todo o mundo estarão orando pela Igreja Anglicana do Canadá como parte do Ciclo de Oração Anglicano.


A Igreja Anglicana do Canadá é profundamente moldada por sua geografia e sua história. Com quase 10 milhões de quilômetros quadrados de terra e regiões geográficas muito diferentes, nossas 30 dioceses lutam com densas populações urbanas em algumas das principais cidades ao longo da fronteira sul, pequenas cidades e vastas áreas rurais e selvagens de comunidades pequenas ou isoladas no restante do país. Nossas grandes metrópoles e cidades menores contêm comunidades étnicas e multiculturais oriundas de todo o mundo, exigindo novas formas de ministério e sensibilização. Nossas áreas rurais lutam com o declínio demográfico em algumas áreas e as comunidades isoladas carecem de liderança pastoral adequada.

Um elemento essencial de nossa história e vida atual no Canadá é o nosso relacionamento com os povos indígenas. O assentamento colonial do Canadá ignorou a vida rica e variada das nações indígenas em todo o Canadá, alegando ter “descoberto” o país e, em seguida, partiu para povoá-lo e controlá-lo. Os povos indígenas foram varridos pela doença, às vezes deliberadamente, e os tratados feitos não foram respeitados. O sistema de escolas residenciais para educar as crianças nas escolas denominacionais longe de suas comunidades, negando-lhes sua língua e cultura, deixou um legado devastador de sofrimento, incluindo casos de abuso físico e sexual.

Uma Comissão para a Verdade e Reconciliação ouviu os relatos dessa dor e o trabalho de cura será uma jornada longa e árdua para a nação e a Igreja. A Igreja Anglicana do Canadá operava algumas dessas escolas residenciais. Iniciamos nossa jornada de pedido de desculpas e reconciliação em 1993 e esse trabalho continua ainda hoje. A educação de nossas congregações sobre nossa história e a busca de um novo relacionamento com os anglicanos indígenas será essencial, incluindo um foco no desmantelamento do racismo e descolonização para todos. Iniciaram-se os passos em direção a uma Igreja Anglicana Indígena autônoma dentro da Igreja Anglicana do Canadá, sob a liderança do Arcebispo Mark Macdonald.

A Igreja passou por um longo período de declínio de participantes nos últimos trinta anos. O Canadá é um país altamente secularizado no qual o local da igreja se tornou irrelevante para muitos. Precisamos envolver vigorosamente as duas primeiras marcas de missão - evangelismo e discipulado - com renovado compromisso nos próximos anos.

Compartilhamos nossa jornada em plena comunhão com a Igreja Evangélica Luterana no Canadá buscando aprofundar esse relacionamento. Atualmente, compartilhamos reuniões conjuntas de bispos e bispas, funcionários e conselhos, além de sínodos. Além disso, mantemos diálogos de longa data com outras igrejas, incluindo a Igreja Católica Romana, a Igreja Unida do Canadá e, mais recentemente, a Igreja Menonita no Canadá. Os diálogos inter-religiosos continuam com as comunidades judaica e muçulmana, especialmente em áreas do bem comum no Canadá.

As questões globais de mudança climática, refugiados e tráfico de pessoas também estão entre nós. O extremo norte do Canadá está experimentando mudanças rápidas no clima que afetam a capacidade das comunidades de viver, à medida que os padrões de migração da vida selvagem mudam e os padrões de gelo e neve não são mais previsíveis, portanto, a caça e a pesca também são imprevisíveis. Muitas de nossas igrejas compartilham o apoio a refugiados, ajudando os refugiados a se instalarem no Canadá e enriquecendo assim a nossa vida como país. O Canadá é um país que envia e recebe para o tráfico de pessoas através de trabalhadores migrantes, tráfico sexual e a tragédia de mulheres e meninas indígenas assassinadas e desaparecidas. Trabalhamos com parceiros, tanto da igreja quanto do estado, para tratar dessas questões e advogar por justiça.

Pedimos suas orações por:

  • Discipulado renovado que compartilhará o evangelho com alegria
  • Cura das comunidades indígenas e reconciliação como igreja
  • Coragem para responder a tudo o que Deus está nos está chamando a fazer e ser

Com gratidão por nossa parceria no evangelho em toda a Comunhão Anglicana,

Linda Nichols

Arcebispa e Primaz,

Igreja Anglicana do Canadá