This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Bispo Anglicano aprofunda relações entre instituições cristãs de ensino superior no Burundi

Posted on: February 11, 2020 2:49 PM
O Reverendíssimo Eraste Bigirimana, Bispo da Diocese Anglicana de Bujumbura, lança parceria entre instituições de ensino superior.
Related Categories:

[ACNS, da Redação] Um fórum de intercâmbio foi organizado por universidades cristãs e faculdades teológicas no Burundi visando ajudá-las a trocar ideias, compartilhar recursos e construir parcerias. Os organizadores esperam que o projeto colaborativo percorra um longo caminho para equipar e capacitar os alunos com as habilidades e o treinamento necessários para construir carreiras de sucesso.

O Bispo de Bujumbura, Eraste Bigirimana, está liderando a promoção de relações de trabalho eficazes entre as instituições parceiras. A educação é uma grande preocupação para os líderes cristãos no Burundi e o Bispo Eraste tem uma paixão particular pela educação. Ele já havia falado sobre os desafios enfrentados pelas crianças que buscam educação no Burundi.

O Bispo Eraste é formado em duas faculdades pela Universidade Cristã de Uganda e também tem uma sólida experiência na construção de relações entre instituições de ensino superior, pois estabeleceu anteriormente fortes vínculos entre a Província do Burundi e a Universidade de Aston em Birmingham, Inglaterra.

Reitores das universidades e líderes das igrejas saudaram a iniciativa do fórum de intercâmbio e reconheceram o rico potencial das instituições acadêmicas em servir juntas os membros de suas respectivas comunidades a fim de ajudar a curar as feridas da guerra civil e construir um futuro próspero para o Burundi.

“À medida que as instituições educacionais enfrentam pressões financeiras e de recrutamento, é mais importante do que nunca que elas se relacionem, compartilhem recursos e tragam para a mesa suas próprias capacidades distintas”, disse o Cônego Stephen Spencer, Diretor de Educação Teológica na Comunhão Anglicana.  “Isso é válido para a educação teológica e também para a educação superior em geral.

“A iniciativa do bispo Eraste deve ser bem-vinda e apoiada amplamente. A Rede de Faculdades e Universidades da Comunhão Anglicana (CUAC, por sua sigla em Inglês), que realizará sua conferência trienal em julho, em Londres, é outro órgão que está fazendo o mesmo tipo de abordagem em todo o mundo. O fórum do Burundi fornece um bom exemplo para outros imitarem.”

Os burundianos reconhecem a importância de trabalhar com outras nações africanas visando construir a reputação internacional de seu país. A Daystar University, com sede em Nairóbi, é uma das principais universidades cristãs de artes liberais da África. Ela planeja uma visita de trabalho em breve ao Burundi, a fim de discutir como podem trabalhar em parceria em projetos futuros.