This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Blog - Ciclo de Oração Anglicano: Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

Posted on: January 21, 2020 4:12 PM
Photo Credit: ACNS
Related Categories:

O Primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Bispo de Curitiba, ReverendíssimoNaudal Alves Gomes, dá algumas informações sobre sua Província antes deste domingo (26 de janeiro de 2020), quando anglicanos de todo o mundo estarão orando pela IEAB como parte do Ciclo de Oração Anglicano.


A IEAB possui nove dioceses e um distrito missionário envolvendo todo o território nacional com paróquias, clérigos e leigos, presentes nas mais diversas regiões do país. Depois de algumas décadas da presença de capelanias a missão voltada para o povo brasileiro iniciou em 1º de junho de 1890 através de missionários enviados pelo Seminário de Virginia. A Ordenação Feminina foi aprovada em 1984 e, em 1985, a primeira mulher foi ordenada em nossa igreja. Em 2018 foi ordenada a primeira bispa e, em 2019, a segunda. Em 1964 a IEAB alcançou a sua autonomia, deixando de ser uma missão da igreja dos USA.

A IEAB está profundamente comprometida com o seguimento fiel e coerente a Jesus Cristo, norteando seus planos e ações na sua vida, palavras e exemplos, pois é a expressão maior do amor de Deus para todas as pessoas. Na caminhada de vida e testemunho da igreja, entendemos que as Marcas da Missão Anglicana nos apontam caminhos fidedignos nesse seguimento a Jesus.

A compreensão anglicana de Missão é conhecida por todos os membros da igreja, fazem parte da nossa identificação como igreja cristã e é parte da nossa Liturgia do Batismo (Livro de Oração Comum página 554) na Renovação da Aliança Batismal. Esta nos compromete profundamente com Deus que nos convida a “amá-lo, acima de tudo e com todas as nossas forças, e a amar nosso próximo como a nós mesmos”, “porque Deus é Amor”. Somos convidados a avaliar continuamente nossas relações comunitárias, a crescer no diálogo, na resolução de conflitos, na construção de relações de paz, na superação de nossos medos.

Por consequência estamos comprometidos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS -, especialmente no combate a fome e a pobreza, na igualdade de gênero, superação das desigualdades e paz e integridade da criação.

Missão e Diaconia - ação diaconal e solidária da comunidade não pode estar dissociada da Missão e do cuidado pastoral com as pessoas. Nosso modelo de serviço é o próprio Jesus Cristo, que além de concretamente nos dar seu exemplo, nos deixou seu ensino do Amor incondicional para todas as pessoas, especialmente aos excluídos, fragilizados, aos que estão a margem da sociedade e da vida com dignidade. Através de sua ação Ele reconstitui, sempre, plenamente as pessoas, dando-lhes “vida plena e abundante” e nos deixou esse caminho a seguir.

Casamento Igualitário – Aprovamos, em sua Assembleia Nacional – nosso SÍNODO -, realizado em 2018, praticamente por unanimidade, depois de décadas de discussão, o Casamento Igualitário, o casamento de pessoas do mesmo sexo. Essa aprovação antes de ser uma imposição a toda a igreja, deu oportunidade para que cada diocese pudesse, em suas assembleias, discernir e também tomar uma decisão. Até o momento a maioria das dioceses aprovaram. Sobre o tema da sexualidade humana a igreja deve continuar refletindo e aprofundando seus conhecimentos, discussões e diálogo sobre Gênero e Direitos, à luz da Bíblia, da fé, da ciência e, acima de tudo, da “doutrina” do Amor.

Incidência pública – a realidade social, econômica e política do país, os direitos fundamentais da pessoa, o cuidado com a criação de Deus, a justiça e a paz, a defesa com as pessoas em situação de vulnerabilidade – os povos nativos e suas terras, as pessoas em situação de rua, os jovens, pobres, negros, as pessoas LGBTI+ -, a violência de gênero, a injustiça econômica com seu sistema de fome e exclusão, tem desafiado a igreja que, profeticamente tem atuado, através da sua comissão de incidência pública, da câmara episcopal, levando-nos a denunciar e anunciar a justiça, a paz e a misericórdia do Reino de Deus e seu amor revelado em Jesus que confrontam nossa sociedade e mundo.

A Educação Teológica é uma prioridade para nossa igreja que, através da Junta Nacional de Educação Teológica – JUNET – e do Centro de Estudos Anglicanos – CEA, desenvolve formação para clérigos e leigos, de forma continuada, através de jornadas de estudos, seminários, congressos teológicos, partilhas ministeriais, em todas as dioceses e Áreas Provinciais. A Igreja mantém o curso de Formação em Anglicanismo, ensino a distância, que atende alunos do Brasil e de Portugal e, atualmente, prepara o lançamento do Curso de Graduação em Teologia.

O Serviço Anglicano de Diaconia e Desenvolvimento – SADD, lidera a igreja do Brasil no seu serviço diaconal, no cuidado amoroso e misericordioso às pessoas em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo projetos de apoio as necessidades imediatas e apoiando projetos de autonomia e auto sustento de pessoas e famílias em todas as dioceses.

Nossa igreja acaba de concluir, em dezembro de 2019, o seu Planejamento Estratégico, com a participação de pessoas clérigas e leigas, que passará a sua segunda fase de implementação e execução, em 2020. Os eixos estratégicos definidos são: Missão, Formação e Gestão, tendo como tema transversal o da Identidade Anglicana.

Atualmente a Secretária Geral da Igreja é a Reverenda Magda Cristina Guedes Pereira e o Bispo Primaz é Naudal Alves Gomes.