Neste domingo, no Ciclo de Oração Anglicano, anglicanos de todo o mundo estarão orando pela Igreja Anglicana do Burundi. A seguir o Anglican Communion News Service apresenta a Província e sugere itens para a oração.
No Burundi há um número estimado de 900.000 anglicanos de uma população estimada em pouco mais de nove milhões de habitantes. A Igreja Anglicana do Burundi tem nove dioceses e está presente em todo o país. O primaz da Igreja Anglicana do Burundi é o Arcebispo Martin Blaise Nyaboho, também Bispo de Makamba.
A presença anglicana foi estabelecida através do trabalho da Church Mission Society (CMS) na década de 1930. Cresceu rapidamente como resultado do Reavivamento da África Oriental. A antiga Missão Ruanda estabeleceu suas primeiras estações missionárias em Buhiga e Matana em 1935 e Buye em 1936. O primeiro bispo nacional foi consagrado em 1965, e a Igreja Anglicana do Burundi existe como Província desde 1992.
O padre Salvator Nkorerimana, da diocese de Matana, falou recentemente à CMS sobre a liderança de jovens no Burundi num artigo publicado em seu boletim, The Call (O Chamado). Ele afirmou que, embora os jovens estejam sobrecarregados com a falta de oportunidades para eles no país, ele está empolgado com o que Deus está fazendo através da realização de treinamentos de discipulado para jovens proporcionados pela CMS-África.
O foco do treinamento consiste em ajudar os jovens a descobrir e desenvolver os seus talentos e usá-los para o benefício de sua comunidade e igreja, bem como de si mesmos. Quando o treinamento foi iniciado em 2016, os jovens responderam em massa com 300 jovens participando do programa de seis meses de duração.
O padre Salvator planeja estender os programas da CMS-África em toda a província. Ele disse: “Decidi não ir muito rápido. Pedi aos bispos e às bispas que apontassem uma pessoa de contato para a missão em cada diocese. Dessa forma podemos planejar juntos a atividade para cada ano. Meu objetivo e visão é terminar de traduzir os materiais de treinamento para o Kirundi, treinar mais treinadores e estender os programas pelas dioceses.”
Por favor, orem pela CMS-África e pelos jovens no Burundi.
No ano passado, o bispo de Matana, Seth Ndayirukiye, escreveu um perfil da Igreja Anglicana do Burundi que foi publicado pela Evangelical Fellowship in the Anglican Communion (EFAC). O artigo detalha a história e as principais atividades da Província.
Orem pelas seguintes áreas de trabalho na Igreja Anglicana do Burundi:
- Pregação da Palavra de Deus
- Oração e Testemunho
- Boas obras na comunidade
- Contribuição para a reconciliação
- Capacitação de mulheres
Mais informações sobre a Igreja Anglicana do Burundi estão disponíveis no site:
anglicanburundi.org.