This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Arcebispo Welby expressa sua visão para a Comunhão Anglicana em reunião Anglicana no Leste Asiático

Posted on: October 9, 2019 11:17 AM
Arcebispo Welby
Photo Credit: ACNS
Related Categories:

Primazes, bispos e bispas, clérigos e leigos Anglicanos de províncias do Leste Asiático ouviram hoje o Arcebispo de Canterbury oferecer uma visão poderosa para o ministério da Comunhão Anglicana. O Arcebispo Justin Welby fez os comentários durante um discurso na reunião trienal da Assembleia Plena do Conselho da Igreja no Leste Asiático (CCEA em inglês), realizada em Kota Kinabalu, Sabah (Malásia Oriental). Em seu discurso, o Arcebispo falou sobre o potencial e a capacidade da Comunhão Anglicana de trabalhar para a transformação no mundo. 

 A CCEA reúne igrejas Anglicanas do Camboja, Hong Kong, Indonésia, Coreia, Laos, Malásia, Mianmar, Nepal, Filipinas, Singapura, Taiwan e Vietnã, assim como a Austrália e o Japão. 

 No culto de Eucaristia de abertura, o Primaz anfitrião, Arcebispo Moon Hing - Bispo da Malásia Ocidental, Arcebispo do Sudeste Asiático e Presidente da CCEA - falou sobre o crescimento das igrejas membros da CCEA. 

 Durante a conferência, o Arcebispo Justin Welby pregou durante o Culto de Ação de Graças na Catedral de Todos os Santos, Kota Kinabalu, e também discursou para os participantes da conferência sobre a natureza da Comunhão Anglicana e as oportunidades oferecidas pela Lambeth Conference, a conferência de Bispos e Bispas Anglicanos(as) que ocorrerá em Canterbury (Inglaterra) em 2020. 

 Pensem por um segundo sobre essa coisa incrível que é a Comunhão Anglicana”, disse ele. “Vamos lembrar: 165 países, quase 1.000 dioceses, Deus sabe quantas igrejas paroquiais, igrejas locais. Estamos nos aproximando de nosso limite de capacidade? Quão perto estamos, como Comunhão, de fazer tudo o que Deus quer que façamos? Ele nos deu essa linda e diversa congregação de pessoas.” 

 Welby continuou falando sobre a colaboração entre a Mothers’ Union, a agência missionária Anglicana global, e a Fundação Gates. Com cinco milhões de membros, a Mothers’ Union conseguiu criar uma importante rede de distribuição que ajuda a garantir que os medicamentos essenciais financiados pela Fundação Gates possam realmente chegas às pessoas que mais precisam deles. 

 O Arcebispo parabenizou as Igrejas Anglicanas do Leste Asiático por trabalho em estreita colaboração. “O que não podemos fazer como Anglicanos no Senhor pelo poder do Espírito?”, ele perguntou. “Existe algum limite? 

 “Minha visão para a Comunhão Anglicana é que somos... cheios de amor um pelo outro. Empoderados pelo poder de Cristo, e mudando, transformando o mundo ao nosso redor no poder de Cristo. 

 “Com a Bíblia em uma mão e na outra o que as pessoas precisam localmente - reconciliando, curando, fortalecendo, ensinando - fazendo todas as coisas que sabemos que podemos fazer.”

O Arcebispo pediu a todos que continuem a “sonhar juntos como irmãos e irmãs em Cristo”.

 Na tarde de sexta-feira (4 de outubro), os delegados da CCEA elegeram o Bispo Primaz das Filipinas, Joel Pachao, seu novo presidente. Ele sucede ao Arcebispo Moon Hing, que deixará o cargo de Primaz do Sudeste Asiático em fevereiro de 2020 e de Bispo da Malásia Ocidental em novembro de 2020. 

 A próxima assembleia da CCEA ocorrerá em Hong Kong em 2023.