This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Notícias da Semana do Anglican Communion News Service - sexta-feira, 12 de abril de 2019

Posted on: April 12, 2019 5:09 PM
Related Categories:

Papa Francisco e Arcebispo de Canterbury lideram retiro espiritual para líderes do Sudão do Sul

Líderes políticos e espirituais do Sudão do Sul se reuniram no Vaticano esta semana para um retiro espiritual inédito liderado pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, e pelo Papa Francisco. O retiro foi descrito pelo porta-voz do Vaticano, Alessandro Gisotti, como uma “ocasião propícia para reflexão e oração, além de uma ocasião de encontro e reconciliação, em espírito de respeito e confiança, para aqueles que neste momento têm a missão e a responsabilidade de trabalhar para um futuro de paz e prosperidade para o povo do Sudão do Sul.”

O Sudão do Sul – o mais novo país do mundo – passou a maior parte de seus oito anos de existência em estado de guerra civil. O acordo de paz intermediado no ano passado pela Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento e pelas Igrejas do país é frágil. Os organizadores do retiro expressaram esperança de que ele poderia reunir os diferentes lados do conflito e ajudar na reconciliação.

Os planos para o retiro foram propostos pelo Arcebispo de Canterbury e aprovados pelo Papa Francisco. O retiro ocorreu na quarta e quinta-feira no Domus Sanctae Marthae – a casa de hóspedes oficial do Vaticano dentro dos muros da Cidade do Vaticano.

Em declaração emitida antes do retiro, um porta-voz do Arcebispo de Canterbury disse que a iniciativa conjunta “poderia ser um passo em uma jornada”, acrescentando que “Espera-se que um retiro possa criar confiança entre as partes e proporcionar a elas conforto espiritual.”

Entre os presentes estavam o Presidente Salva Kiir Mayardit e quatro dos cinco Vice-Presidentes designados: Riek Machar Teny Dhurgon, James Wani Igga, Taban Deng Gai e Rebecca Nyandeng de Mabior. Oito membros do Conselho de Igrejas do Sudão do Sul também participaram, incluindo o Arcebispo Católico de Gulu, John Baptist Odama, e o Primaz Anglicano do Sudão do Sul, Arcebispo Justin Badi Arama.

Tesoureiro anglicano morto a tiros em roubo de £ 1.000 no escritório Diocesano em Akure, Nigéria

Gabriel Abiodun, tesoureiro da Diocese Anglicana de Akure, no estado nigeriano de Ondo, descrito por muitos como “gentil e de voz suave”, foi baleado e morto por ladrões que escaparam com 500.000 Naira (aproximadamente 1.000 libras esterlinas). O incidente aconteceu na quinta-feira passada (4 de abril), quando Abiodun retornava ao escritório Diocesano após ir ao banco, onde havia acabado de retirar o dinheiro.

A polícia na Nigéria trabalha com a teoria de que os três atacantes seguiram o tesoureiro desde o banco depois de vê-lo retirar o dinheiro, e aconselha a outras pessoas na área que redobrem a atenção.

Em declaração ao jornal nigeriano The Vanguard, o Bispo de Akure, Simeon Borokini, afirmou que “muito nos entristece e preocupa que tal ato ímpio e diabólico possa ser perpetrado na casa de Deus”.

Bispo Mark Edington consagrado e instalado como líder da Igreja Episcopal na Europa

A Igreja Episcopal sediada nos EUA tem um novo líder para suas 23 congregações na Europa. A Convocação das Igrejas Episcopais na Europa, que conta com congregações na Itália, Suíça, Áustria, Alemanha, Bélgica e França, consagrou o Bispo Mark Edington no último sábado (6 de abril) como Bispo Encarregado da Convocação. A convocação ocorreu em um culto multilíngue na Catedral da Santíssima Trindade em Paris. A Convocação das Igrejas Episcopais na Europa trabalha em parceria com a Diocese da Igreja da Inglaterra na Europa, que também tem congregações nos seis países.

O culto no sábado foi ministrado pelo Bispo Presidente da Igreja Episcopal sediada nos EUA, Michael Curry, e seis co-consagradores, incluindo o Bispo Encarregado da Convocação, Pierre Whalon, e o Arcebispo de Utrecht da Igreja Vétero-Católica dos Países Baixos, Joris Vercammen. A Igreja Vétero-Católica dos Países Baixos está em comunhão com as igrejas membros da Comunhão Anglicana.

O Bispo Pierre Whalon aposentou-se na véspera da consagração do Bispo Mark, após quase 18 anos no cargo.

Que venha a Nós o vosso Reino: Arcebispos convidam a Igreja global a orar para as pessoas virem à fé

Os Arcebispos de Canterbury e York, Justin Welby e John Sentamu, convidaram os Cristãos de todo o mundo a rezar para que mais pessoas conheçam a Cristo. O convite vem no período que antecede a onda de oração global Thy Kingdom Come (“Que venha a Nós o vosso Reino”), que vai da Ascensão à Pentecostes (30 de maio a 9 de junho de 2019). O convite foi inicialmente feito ao clero da Igreja da Inglaterra em 2016, mas desde então o movimento foi rapidamente adotado por líderes Cristãos de diferentes denominações no Reino Unido e em todo o mundo e se tornou uma iniciativa anual.

Em dois vídeos separados publicados neste fim de semana, os Arcebispos Justin e John Sentamu convidaram os Cristãos a participarem de suas próprias maneiras.

O Arcebispo Justin encorajou os Cristãos a orar da maneira que melhor funcionar para eles, e aproveitou para promover o novo aplicativo para orações em comum Daily Prayer (“Oração Diária”), produzido em parceria com a Igreja da Inglaterra: “Não importa se você ora formalmente ou informalmente; apenas ore,” ele disse.

Já o Arcebispo John encorajou os Cristãos a “encontrar cinco pessoas e orar por elas, ao início de cada hora, quando seus nomes aparecerem”.

Diretora da Comunhão Anglicana para Mulheres renuncia; Diretor de Comunicação nomeado

A Diretora da Comunhão Anglicana para “Mulheres na Igreja e na Sociedade”, Cônega Terrie Robinson, deve deixar o cargo no final de maio. Ela se juntou à equipe do Anglican Communion Office (“Escritório da Comunhão Anglicana”, ou ACO) há mais de 16 anos para apoiar diálogos ecumênicos e intra-Anglicanos, e de lá progrediu para se tornar a principal defensora da justiça de gênero dentro da Comunhão.

“Circunstâncias familiares determinam que esta é a hora de seguir em frente”, ela disse. “Vou sentir muita falta dos meus colegas da ACO e do mundo todo, e manterei todos em minhas orações.”

O editor do Anglican Communion News Service, Gavin Drake, foi nomeado Diretor de Comunicação para a Comunhão Anglicana. Ele sucederá Adrian Butcher, que se deixará o cargo no mês que vem depois da 17a reunião do Anglican Consultative Council (Conselho Consultivo Anglicano) (ACC-17) em Hong Kong.

“Sinto-me profundamente honrado por ter sido convidado para atuar como Diretor de Comunicação da Comunhão Anglicana”, disse ele. “Estou ansioso para desenvolver ainda mais as comunicações, tanto no período que antecede a Lambeth Conference em 2020 quanto além”.