This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Notícias da Semana do Anglican Communion News Service – quinta-feira santa, 18 de abril de 2019

Posted on: April 18, 2019 2:42 PM
Related Categories:

Líderes Anglicanos expressam tristeza e solidariedade após incêndio na Catedral de Notre Dame

Um incêndio que causou danos devastadores à Catedral de Notre Dame em Paris atraiu expressões de solidariedade de diversos líderes Anglicanos. A catedral Católica Romana é vista por muitos franceses como a igreja mãe do país, além de ter testemunhado grande parte dos momentos mais dramáticos da história parisiense em seus 850 anos de existência. Um alarme de incêndio automático soou às 18:20 hora local (13:20 horário de Brasília) na noite de segunda-feira (15 de abril) e a equipe de segurança evacuou a catedral, mas não havia sinais visíveis de incêndio. O alarme soou novamente pouco mais de 20 minutos depois, às 18:43, quando a equipe de segurança da catedral pôde finalmente ver as chamas.

O incêndio rapidamente tomou conta da catedral enquanto o mundo inteiro assista pela televisão às imagens da operação para conter as chamas. Espectadores de todo o mundo viram a famosa torre de Notre Dame – parte icônica do horizonte parisiense – desmoronar sobre o teto em chamas.

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, respondeu ao incêndio, que ainda queimava a catedral na noite de segunda-feira.

Em um tweet, ele disse: “Esta noite, rezamos pelos bombeiros que enfrentem o trágico incêndio em #NotreDame e por todos na França e além que assistem e choram por este lugar belo e sagrado onde milhões de pessoas conheceram Jesus Cristo. Nous sommes avec vous. [Estamos com vocês].

Em uma nota conjunta, o recém-consagrado Bispo Encarregado da Convocação das Igrejas Episcopais na Europa, Dom Mark Edington, juntou-se ao Bispo Presidente da Igreja Episcopal sediada nos Estados Unidos, Michael Curry, e à Decana da Catedral da Santíssima Trindade em Paris, Lucinda Laird, expressaram sua solidariedade ao povo de Paris.

“Nossas sinceras condolências ao Arcebispo Aupetit e a todo o seu povo. Estamos prontos para oferecer qualquer hospitalidade que seja de ajuda para a comunidade e congregação de Notre Dame nesta mais sagrada semana da fé que compartilhamos”, eles disseram.

O Arquidiácono da França da Diocese da Igreja da Inglaterra na Europa, Meurig Williams, disse que ficou “absolutamente arrasado” com o incêndio e acrescentou: “Durante esta Semana Santa, nos juntamos a nossos irmãos e irmãs Católicos para relembrar a destruição da crucificação, confiantes de que ela leva à ressurreição e à nova vida. Que Notre Dame se levante mais uma vez para testemunhar o Cristo ressuscitado”.

Papa Francisco beija os pés de líderes do Sudão do Sul ao final de retiro ecumênico

Um retiro espiritual ecumênico liderado pelo Arcebispo de Canterbury e pelo Papa Francisco no Vaticano terminou na semana passada com o Papa Francisco beijando os pés dos líderes políticos do Sudão do Sul. O retiro de dois dias – evento sem precedentes – foi organizado em um esforço para apoiar o frágil acordo de paz do país. Líderes políticos presentes no retiro incluíram o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir Mayardit, e o vice-presidente da oposição, Riek Machar. Os dois têm o mandato de formar um governo de unidade nacional sob um frágil acordo de paz destinado a encerrar seis anos de guerra civil no mais novo país do mundo.

O Papa Francisco chocou a igreja e os líderes políticos presentes no retiro no Domus Sanctae Marthae, casa de hóspedes oficial do Vaticano que também abriga o papa Francisco, ao interromper seu discurso preparado para fazer um apelo pessoal aos líderes políticos do Sudão.

“Para os três que assinaram o acordo de paz, peço-lhes como irmão: fiquem em paz”, disse o Papa Francisco. “Peço-lhes de coração: Vamos em frente. Haverá muitos problemas, mas eles não nos superarão. Vão em frente, avancem, e resolvam os problemas. Vocês começaram um processo. Que ele acabe bem.

O Papa Francisco reafirmou que fazia seu pedido de coração com seus sentimentos mais profundos, e então caminhou em direção aos líderes e se ajoelhou para beijar seus pés; causando evidente choque e surpresa nos presentes.

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, descreveu o retiro como um “milagre”: “Temos um encontro a convite do Papa, no Vaticano, com o Arcebispo de Canterbury e o antigo Moderador da Igreja Presbiteriana”, o Arcebispo Justin disse. “Estas são Igrejas separadas há meio milênio”.

“Temos os principais líderes políticos do Sudão do Sul, com os principais líderes espirituais reunidos. Os líderes políticos estão em guerra há seis anos... ”

"Há um profundo senso do Espírito de Deus operando".

O Primaz Anglicano do Sudão do Sul, Arcebispo Justin Bada Arama, agradeceu às pessoas por suas orações, dizendo que “recebemos todos do Santo Padre, do Arcebispo de Canterbury e do Moderador Presbiteriano da Escócia o mandato de sermos embaixadores da paz e da reconciliação no Sudão do Sul.”

Lambeth Conference 2020: Mais de 500 bispos inscritos de 39 igrejas da Comunhão Anglicana

Os organizadores da Lambeth Conference (Conferência de Lambeth) dos bispos anglicanos do próximo ano anunciaram que 502 bispos e 382 cônjuges já se inscreveram para o evento decenal, e que os números vêm aumentando a cada dia. As inscrições até o momento vêm de 39 das 45 Igrejas Provinciais e Extra Provinciais da Comunhão Anglicana. “Em comparação com o evento de 2008, quando as inscrições ainda não haviam começado até este momento, esta é uma posição muito animadora”, disse Phil George, Diretor Executivo da Conferência.

Entre os primeiros a se inscrever está o Bispo Te Kitohi Pikaahu, da Te Tai Tokerau, parte da Igreja Anglicana de Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia. “A esperança é que eu volte para a Nova Zelândia revigorado, renovado e realizado pela experiência de Lambeth”, disse ele. “Na Lambeth Conference em 2008, tive uma perspectiva única das vidas de outros bispos que eram muito diferentes de mim em termos de teologia e liderança eclesial. Aprendi que tinha mais em comum com eles em termos dos desafios e bênçãos na minha experiência de ministério e liderança como bispo.”

O Bispo de Buhiga da Igreja Anglicana do Burundi, Evariste Nijimbere, disse que a Lambeth Conference seria uma oportunidade para abordar os objetivos da Comunhão Anglicana e pensar juntos sobre como avançar. “Pessoas de Deus em assembleia podem moldar umas às outras e encorajar umas às outras por meio do companheirismo”, disse ele.

  • Favor notar que não haverá publicação das Notícias da Semana na semana da Páscoa. A próxima publicação será na sexta-feira, 3 de maio.