This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Notícias da Semana do Anglican Communion News Service - sexta-feira, 8 de março de 2019

Posted on: March 8, 2019 10:25 AM
Related Categories:

Universidade Cristã de Bujumbura (Burundi) realiza primeira cerimônia de formatura

A Universidade Cristã de Bujumbura (Bujumbura Christian University, ou BCU), sediada no Burundi, está celebrando a formatura da primeira turma de seu Bacharel em Teologia. Os 13 alunos da turma (doze homens e uma mulher) receberam seus diplomas em uma cerimônia com a participação de todos os bispos da Igreja Anglicana do Burundi, além de representantes do Ministério da Educação do país e de outros dignitários, convidados e familiares.

“Foi uma ocasião alegre que marca um importante passo para a Igreja Anglicana do Burundi na área de educação e formação para futuros líderes”, disse Guy Nasasagare, Diretor Provincial de Comunicações.

O Primaz do Burundi, Arcebispo Martin Blaise Nyaboho, agradeceu a todos aqueles que apoiaram a criação da universidade e instou os primeiros graduados a se tornarem modelos para as futuras gerações de alunos.

O Cônego Donald Werner, Vice-Chanceler Emérito da BCU, disse que “12 de fevereiro de 2019 será sempre um dia histórico na história da Igreja”. Ele saudou a coragem dos estudantes que perseveraram em seus estudos, especialmente durante a crise de 2015.

Igreja Episcopal planeja traduzir LOC para espanhol, francês e crioulo haitiano

Novas traduções do Livro de Oração Comum (LOC) de 1979 da Igreja Episcopal sediada nos EUA estão sendo preparadas em espanhol, francês e crioulo. O anúncio foi feito pelo Dr. Juan Oliver, Guardião do LOC da Igreja. "Já há algum tempo a Igreja tem atentado para a necessidade de novas traduções realizadas por tradutores literários profissionais de capacidade comprovada", ele disse.

Em sua Convenção Geral do ano passado, a Igreja estabeleceu e apropriou orçamento para uma Força-Tarefa para Traduções Litúrgicas, criada como subcomitê da Comissão Permanente sobre Liturgia e Música da Igreja Episcopal. Em janeiro, a Força-Tarefa se reuniu para revisar os planos de contratação dos tradutores profissionais que prepararão uma versão preliminar dos trabalhos nos próximos 18 meses. Essas versões serão então enviadas para comentários às congregações que frequentam cultos nos idiomas de destino nos EUA e no exterior. Espera-se que o projeto de tradução seja concluído dentro de três anos.

A Igreja promoveu o projeto recentemente para incentivar tradutores qualificados a se candidatarem. “Os candidatos devem ser falantes nativos de francês, crioulo haitiano (kreyol) ou espanhol, bilíngues em inglês e experientes em tradução literária, incluindo prosa poética”, informou o escritório de Relações Públicas da Igreja Episcopal sediada nos EUA em um comunicado. “Outras qualificações desejáveis, mas não necessárias, incluem experiência com terminologia litúrgica, bíblica ou teológica, assim como algum conhecimento de música.”

Bispo da Libéria empossado como novo Arcebispo da Província da África Ocidental

O arcebispo Jonathan Hart, Bispo da Libéria e Arcebispo da província interna da África Ocidental, foi empossado como arcebispo de toda a província da África Ocidental. Sua posse como 11º Primaz aconteceu na Catedral da Trindade em Monróvia no último domingo (3 de março). Ele sucederá ao Arcebispo Daniel Sarfo no cargo.

O Arcebispo Hart foi consagrado Bispo da Libéria em março de 2008 e eleito líder da província interna em maio de 2014. Ele é o segundo Bispo da Libéria a servir como Arcebispo e Primaz da Província da África Ocidental, e continuará a atuar como Bispo da Libéria e líder da província interna da África Ocidental.

Hart preside ainda o Conselho de Curadores da Universidade de Cuttington, em Suakoko, e atuou como Diretor do Conselho Inter-Religioso e Presidente do Conselho de Igrejas da Libéria.

“Esta é uma ocasião histórica para a Igreja na Libéria. Episcopais e pessoas de fé e do governo e do setor privado são esperados no evento”, disse o secretário provincial Anthony Eiwuley.

A Igreja da Província da África Ocidental tem duas províncias internas: Gana e África Ocidental, a última abrangendo as dioceses da Gâmbia, Guiné, Libéria, Serra Leoa e Camarões.

Igreja da Inglaterra lança tradução autorizada em Farsi da liturgia da Santa Comunhão

Quase 500 pessoas - muitas descendentes de iranianos - lotaram a Catedral de Wakefield no norte da Inglaterra no sábado (2 de março) para um “Culto de Celebração Persa” organizado para marcar o lançamento de uma tradução oficialmente autorizada do Culto da Santa Comunhão. O Bispo de Loughborough, Guli Francis-Dehqani, ministrou o culto. O Bispo Guli chegou ao Reino Unido em 1980, aos 14 anos de idade, após o assassinato de seu irmão Bahram e da tentativa de assassinato de seu pai, Hassan Dehqani-Tafti - Bispo do Irã à época.

A congregação também relembrou Bahram e outro mártir anglicano, Arastoo Sayyah, e orou pelos cristãos que vivem hoje no Irã.

A nova tradução reconhece “a presença de iranianos nas igrejas como um presente e demonstra o compromisso de recebê-los na vida da Igreja da Inglaterra”, disse a Igreja em um comunicado. Não se trata de uma nova liturgia, mas sim de uma tradução da Ordem I atual da Santa Comunhão do Culto Comum . A tradução foi concebida para ser usada junto com a liturgia em língua inglesa, permitindo que as pessoas sigam e participem dos cultos.

“Foi incrível ver (e ouvir falar sobre) o rápido e abrangente crescimento do número de cristãos falantes de Farsi em toda a nação”, disse o Bispo de Durham, Paul Butler, em um sermão, acrescentando que parecia haver uma obra significativa de Deus entre os falantes de Farsi no Reino Unido.

  • Clique aqui para assistir ao nosso noticiário em vídeo (em inglês)

Diocese de Peshawar continua trabalho de reconciliação nas escolas e em conferência de paz

A Diocese de Peshawar, no Paquistão, realizou um programa de orientação para celebrar duas décadas de trabalho promovendo a harmonia inter-religiosa em suas escolas diocesanas. O Bispo de Peshawar e Moderador da Igreja do Paquistão, Humphrey Peters, continuou este trabalho de reconciliação em uma importante conferência de paz.

Vários líderes de diferentes religiões participaram do Programa de Orientação. “Seu conhecimento sobre a harmonia inter-religiosa foi aprimorado através deste programa”, relatou o jornal Frontier News.

Enquanto isso, o Bispo de Peshawar, Humphrey Peters participou de uma conferência de paz em Islamabad. Além dele, estavam presentes os embaixadores do Paquistão, Arábia Saudita e Líbano, líderes religiosos, acadêmicos e ativistas sociais.

O Bispo Humphrey disse a eles que o cristianismo e os cristãos são um símbolo de paz, e acrescentou que todos os presentes têm uma única agenda de paz e “se uniram para promover a paz, a reconciliação e a harmonia inter-religiosa para um Paquistão próspero”.