This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Notícias da Semana do Anglican Communion News Service – sexta-feira, 29 de março de 2018

Posted on: March 29, 2019 5:07 PM
Related Categories:

Publicada agenda preliminar da ACC17 em Hong Kong

A décima sétima reunião do Anglican Consultative Council (Conselho Consultivo Anglicano) - ACC17 - começa em um mês em Hong Kong. O Conselho é um dos quatro instrumentos da Comunhão Anglicana, incluindo arcebispos, bispos, sacerdotes e leigos das 40 igrejas autônomas da Comunhão Anglicana. A agenda da reunião acaba de ser publicada.

A reunião começa no domingo (28 de abril) com um Discurso Presidencial do Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, no salão principal da ACC-17 no Gold Coast Hotel, seguido por um culto de abertura na Catedral de São João em Hong Kong. Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo no canal da Comunhão Anglicana no YouTube.

O relatório do Secretário-Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon, também será transmitido ao vivo na segunda-feira (29 de abril). Em seguida, os membros do ACC discutirão as resoluções acordadas na última reunião do ACC em Lusaka (Zâmbia) em abril de 2016 e ouvirão atualizações sobre estas resoluções e resoluções anteriores.

A agenda de segunda-feira também inclui uma sessão sobre a iniciativa Women on the Front Line (Mulheres na Linha de Frente) - um programa de treinamento e apoio para esposas de bispos no mundo em desenvolvimento, e o Thy Kingdom Come (Que Venha a Nós o Vosso Reino), um movimento global de oração ecumênica que começou com um chamado à oração para evangelismo e missão evocada pelos Arcebispos de Canterbury e York para o clero da Igreja da Inglaterra.

O tema da ACC-17, “Equipar o povo de Deus: aprofundando o Discipulado Intencional”, segue a chamada da ACC-16 para um maior foco no discipulado intencional em toda a Comunhão Anglicana. Na terça-feira (30 de abril), os membros do ACC discutirão o discipulado intencional nos contextos locais da Comunhão.

Na quarta-feira (1º de maio), o ACC discutirá os desenvolvimentos ecumênicos e as resoluções relacionadas ao seu departamento de Unidade, Fé e Ordem. As discussões incluirão novas propostas para como os textos ecumênicos são recebidos pela Comunhão Anglicana e suas 40 igrejas.

Um item significativo aparece na tarde de quarta-feira, quando a Comissão da Igreja Segura - estabelecida na ACC-16 - apresentará o resultado de seus trabalhos. A Comissão foi criada para desenvolver diretrizes para aumentar a segurança de todas as pessoas, especialmente crianças, jovens e adultos vulneráveis, dentro das províncias da Comunhão Anglicana.

O Discipulado Intencional retoma os trabalhos na quinta-feira (2 de maio), quando os membros do ACC farão visitas para ver o discipulado intencional na prática na Sheng Kung Hui - a Igreja Anglicana em Hong Kong, país sede da ACC-17.

O trabalho dos membros do Escritório da Comunhão Anglicana (Anglican Communion Office) será então destacado através da apresentação de relatórios e propostas para trabalhos futuros. O ministério das Redes oficiais da Comunhão Anglicana, com relatos sobre questões como mulheres, meio ambiente e povos indígenas, também será discutido.

Na sexta-feira, 3 de maio, vários novos membros serão eleitos para o Comitê Permanente da ACC. Haverá também uma atualização sobre a Lambeth Conference (Conferência de Lambeth) de 2020. A ACC-17 termina no domingo, 5 de maio, com outro culto na Catedral de São João, que também será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Comunhão Anglicana.

Painel ecumênico sênior discute Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação

As cinco denominações cristãs intimamente associadas à o Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação (JDDJ na sigla em inglês) participaram de uma consulta privada e eventos públicos esta semana para discutir como levar o documento adiante.

O JDDJ foi originalmente acordado pela Igreja Católica Romana e pela Federação Luterana Mundial em 1999. O significativo texto ecumênico foi descrito como uma resolução da disputa doutrinal no coração da Reforma, e desde então tem sido adotado ou confirmado pela Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas, o Conselho Metodista Mundial e o Anglican Consultative Council (Conselho Consultivo Anglicano).

Os eventos desta semana foram realizados na Universidade de Notre Dame em Indiana (EUA). “Este documento de 1999 expressa um entendimento compartilhado sobre a natureza da salvação como sendo pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo, e aborda questões fundamentais que dividiram os cristãos por séculos”, disse a Universidade em um comunicado. “O objetivo da consulta ecumênica em Notre Dame é fornecer recomendações sobre como as comunidades cristãs que adotaram a Declaração Conjunta podem demonstrar uma comunhão mais profunda entre si.”

Arcebispo Barahona, sobrevivente de tentativa de assassinato, morre de câncer

Um ex-arcebispo da Igreja Anglicana da América Central (IARCA), Dom Martín Barahona, morreu de câncer. O bispo Martín foi Bispo Anglicano de El Salvador. Enquanto o país se preparava para relembrar os 30 anos desde o assassinato do Arcebispo Católico Romano Óscar Romero em março de 2010, um homem não identificado atirou em seu carro. O bispo Martín não foi atingido, mas seu motorista se feriu. O bispo Martín morreu no sábado no Hospital La Divina Providencia, em San Salvador. Ele tinha 76 anos.

O bispo Martin foi um padre católico romano por 11 anos antes de ingressar na Igreja Anglicana. Ele tornou-se Bispo de El Salvador em 1992 e foi nomeado Arcebispo da IARCA em 2003, cargo em que atuou até 2011. Ele se aposentou como Bispo de El Salvador em 2015.

Em um comunicado, a IARCA afirmou que o bispo Martín seria lembrado como defensor da justiça, dos pobres, dos direitos humanos e do ecumenismo. Ele era membro do Conselho Nacional de Segurança e Coexistência Cidadã em El Salvador e desempenhou papel significativo no processo de paz que encerrou a guerra civil.

O Vice-Presidente de El Salvador, Félix Ulloa, prestou homenagem ao bispo Martín, descrevendo-o como “um incansável lutador pelos direitos humanos e pelas causas sociais do nosso povo”. O vice-presidente expressou suas mais profundas condolências à família do bispo Martín e à Comunidade Anglicana como um todo.

Dr. Bill Schwartz será o novo decano da Catedral de St. Christopher no Bahrein

O Bispo de Chipre e do Golfo, Michael Lewis, anunciou que o Arquidiácono do Golfo, Dr. Bill Schwartz OBE, será o próximo decano da Catedral Anglicana de St. Christopher em Manama, Bahrein.

O Dr. Schwartz será instalado no dia 1º de junho. Ele combinará seu novo papel com seu ministério existente como arquidiácono, “trazendo sua sabedoria e experiência inigualável na região a este novo local”, disse o bispo Michael.

“Peço que orem por Bill, sua esposa Edith e o povo do Bahrein enquanto Bill se prepara para começar seu ministério no país no início de maio.”