This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Notícias da Semana do Anglican Communion News Service - sexta-feira, 15 de março de 2019

Posted on: March 15, 2019 12:23 PM
Related Categories:

Especialista em meio ambiente do Conselho Mundial de Igrejas morre em acidente de avião na Etiópia

O especialista em meio ambiente do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Pastor Norman Tendis, estava entre os vários defensores do meio ambiente e funcionários da ONU mortos quando um avião da Ethiopian Airlines caiu minutos depois de decolar do aeroporto de Addis Ababa. A delegação viajava para Nairóbi para uma reunião da Assembleia da ONU para o Meio Ambiente. O Pastor Tendis, padre da Evangelische Kirche em Österreich (Igreja Evangélica na Áustria), viajava para o evento para promover um novo recurso criado para ajudar as igrejas locais a abordar questões de justiça econômica e ecológica.

O instrumento, chamado de “Roteiro para Congregações, Comunidades e Igrejas para uma Economia da Vida e Justiça Ecológica”, foi apresentado por seus colegas em Nairóbi na segunda-feira e lançado formalmente pelo CMI em sua sede em Genebra na terça-feira. O evento foi marcado por tristeza, e os presentes se valeram da oportunidade para prestar homenagem ao Pastor Tendis e seu legado.

“Estamos um pouco abalados, todos nós, ainda, e está tudo bem. Assim é a vida”, disse o secretário-geral do CMI, Dr. Olav Fykse Tveit. “Ainda estou convencido de que o que fazemos agora é importante. O compromisso [de Tendis] é o mesmo compromisso que buscamos juntos. Podemos usar o Roteiro não apenas para começar um diálogo, mas também como base para ação imediata”.


Atividades ambientais da Igreja Anglicana são promovidas na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente em Nairóbi

Mais de 100 delegados na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente em Nairóbi participaram do evento paralelo “Fé pela Terra”, durante o qual foram promovidos os esforços Anglicanos para proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas.

O professor Dr. Mathew Koshy Punnackad, diretor do Departamento de Assuntos Ecológicos da Igreja do Sul da Índia unificada, compartilhou “histórias de compromisso e esperança da Índia”, enquanto o Bispo Julius Wanyoike explicou como a Igreja Anglicana do Quênia está combatendo as alterações climáticas simplificando “termos excessivamente científicos” para que possam ser incorporados de forma mais ampla em orações e sermões. A Igreja Anglicana no Quênia, por sua vez, organiza uma grande campanha de plantio de árvores, com algumas dioceses criando viveiros e encorajando os fiéis a plantar árvores em batismos, casamentos e funerais.

O Rabino Yonatan Neril, Fundador e Diretor Executivo do Centro Inter-Religioso para o Desenvolvimento Sustentável em Jerusalém, contou como a instituição tem trabalhado com a Igreja Anglicana em Niassa (Moçambique) e Upper Shire (Malawi) para instalar pequenas usinas solares em escala industrial. As usinas fornecem energia para a rede elétrica local e uma fonte de renda sustentável para a diocese.


Fereimi Cama ordenado e instalado como Bispo da Polinésia e Primaz da ANZP

O primeiro fijiano escolhido para liderar a Diocese da Polinésia em seus 110 anos de história, Fereimi Cama, foi consagrado e instalado no domingo. Além de bispo da diocese, ele é agora também um dos três Arcebispos e Primazes de igual status da Igreja Anglicana em Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia (ANZP). Cerca de 2.000 pessoas visitaram a Catedral da Santíssima Trindade de Suva no domingo para testemunhar sua ordenação como o sétimo bispo da Polinésia.

Centenas de pessoas lotaram a catedral e suas amplas varandas para a ocasião, enquanto uma multidão assistia ao evento em um telão instalado em um abrigo erguido no terreno da catedral. Outros subiram nas árvores de frangipani e coqueiros que sombreiam o terreno para tentar ver um pouco das festividades.

Entre os muitos ilustres convidados e visitantes que compareceram aos cultos na Catedral da Santíssima Trindade - onde o arcebispo Fereimi atuara anteriormente como Deão - estavam o presidente das Ilhas Fiji, Jioji Konrote, e o ex-presidente Ratu Epeli Nailatikau, atualmente presidente do Parlamento da nação.


Família do padre assassinado Anthony Idris Jata’u é libertada por sequestradores

A família do padre Anthony Idris Jata’u, sequestrado em um incidente no qual foi morto, foi libertada, confirmou a Diocese de Sokoto. As crianças foram libertadas em 24 de fevereiro - dia em que a Igreja Anglicana da Nigéria comemorou seu 40º aniversário. As negociações continuaram para a libertação da esposa do Padre Anthony, e agora foi confirmado que ela também foi libertada.

Os sequestradores exigiram um resgate de 10 milhões de libras naira nigerianas (cerca de £ 21.500) para a libertação de sua família. A Diocese de Sokoto informou que nenhum resgate foi pago pela liberação da família.

“Agradecemos a todos que nos apoiaram em nossa situação”, disse a Diocese em um post no Facebook. O sequestro é uma ocorrência regular na Nigéria, parte de um ciclo contínuo de violência na região.


Bispo Samuel Peni escolhido como próximo Arcebispo da Equatória Ocidental no Sudão do Sul

O Bispo de Nzara, Samuel Peni, foi eleito Bispo de Yambio e Arcebispo da Igreja da Província Interna da Equatória Ocidental do Sudão do Sul. Ele foi instalado em ambos os cargos no domingo, sucedendo o arcebispo Peter Munde Yacob, que também era Deão Provincial. O Arcebispo Peter morreu em outubro do ano passado após uma breve doença.

Depois que os resultados do colégio eleitoral foram anunciados, o outro candidato, o Bispo Wilson Kamani da Diocese de Ibba, parabenizou o arcebispo-eleito e os dois se abraçaram.

O Arcebispo Justin Badi Arama, Primaz do Sudão do Sul, afirmou: “Peço que se juntem a mim em oração pelo [Bispo Samuel] em sua preparação para assumir este novo papel”.


Rainha Elizabeth comparece a culto de celebração do Commonwealth Day na Abadia de Westminster em Londres

Membros da família real britânica, liderados pela Rainha Elizabeth II, participaram nesta segunda-feira do tradicional culto em celebração do Commonwealth Day na Abadia de Westminster. A Commonwealth é uma associação voluntária de 53 Estados soberanos, independentes e iguais com origem no antigo Império Britânico.

O culto incluiu uma variedade de apresentações musicais, incluindo os Tropical Flowers Sega Dancers, a Fundação Dhol, Clean Bandit, William Barton, Alfie Boe e B Positive.

A Rainha afirmou que “a visão e senso de conexão que inspiraram os signatários” da Carta da Commonwealth há 70 anos “resistiu ao teste do tempo, e a Commonwealth continua a crescer, adaptando-se para atender às necessidades contemporâneas”.