This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Notícias da Semana do Anglican Communion News Service - sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Posted on: February 15, 2019 12:47 PM
Related Categories:

Sequestradores assassinam padre nigeriano e exigem resgate por libertação de sua família

Um padre da Diocese de Sokoto foi assassinado por sequestradores que continuam a manter sua família refém. Segundo relatos, Anthony Idris Jata'u foi sequestrado na noite de quinta-feira (7 de fevereiro). Os sequestradores também levaram sua esposa, três filhos e duas cunhadas. Seu corpo foi encontrado em uma estrada no sábado.

Não houve confirmação oficial, mas vários blogs e canais de mídia social relataram o sequestro. Uma fonte anônima da Diocese de Sokoto disse ao jornal nigeriano Punch que os sequestradores exigiram um resgate de dez milhões de nairas nigerianas (aproximadamente 21.500 libras esterlinas) pela libertação de sua família.

“Todos estão extremamente tristes no momento e temem pela vida dos familiares ainda sob poder dos bandidos”, disse a fonte citada pelo Punch. “A igreja não tem muito dinheiro, mas espera angariar uma quantia substancial para garantir a libertação das vítimas.”

O Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, disse ao Anglican Communion News Service (Serviço de Notícias da Comunhão Anglicana) que estava “profundamente angustiado e entristecido” pelas notícias.

“Nós e toda a comunidade de Lambeth Palace continuamos orando pelos familiares do reverendo Anthony Idris Jata'u, que continuam sofrendo em cativeiro e correm enorme perigo”, ele disse. “Que Deus lhes traga conforto e a liberdade e justiça de que tão urgentemente necessitam. ”

Lambeth Conference: Arcebispo da Cidade do Cabo pede a bispos que “expressem suas diferenças”

O Primaz da Igreja Anglicana da África Austral, Arcebispo Thabo Makgoba, rogou aos bispos anglicanos que participem da próxima Lambeth Conference (Conferência de Lambeth) apesar das diferenças dentro da Comunhão Anglicana. O arcebispo Makgoba preside o Grupo de Design, o grupo internacional responsável por planejar a reunião de bispos que acontecerá em Canterbury em 2020. “Sei que as pessoas falam em termos de uma comunidade anglicana esgarçada”, ele disse, “mas somos todos humanos, seres que cometem erros e que precisam do amor e da graça de Deus, e precisamos uns dos outros.”

Os comentários foram feitos em um vídeo criado para o site da Lambeth Conference. Nele, Makgoba acrescenta: “Como se diz em Sepedi [um dialeto da língua Sotho do Norte]: uma pulseira não tilinta, mas duas fazem um belo som...

“Quer você concorde com o cenário atual da comunhão ou não, venha e expresse suas diferenças neste belo espaço, que é um presente de Deus. Não simplesmente fique em casa e diga ‘eu não vou’.

“Nós queremos ouvir essa voz. Não se trata de uma conferência de pessoas com ideias afins; é uma conferência de anglicanos... Desde nossa concepção, sempre tivemos opiniões em sentidos opostos. Então, estas “forças opostas” não deveriam ser consideradas uma distração, mas sim comemoradas”.

Bispo Thomas K Oommen, Moderador da Igreja do Sul da Índia, recupera-se após derrame

O moderador da Igreja do Sul da Índia (Church of South India, CSI), Bispo Thomas K Oommen, está se recuperando em casa após se tratado devido a um derrame. O bispo ficou impossibilitado de comparecer ao Primates’ Meeting (Encontro regional de Primazes) em Amã, na Jordânia, devido ao tratamento recebido no Hospital da Faculdade Cristã de Medicina de Vellore em Tamil Nadu. O Secretário Geral da CSI, Dr. Daniel Sadananda, pediu a todos que orem pelo bispo Thomas “em sua jornada através do processo de cura”.

“Ele se recuperou bem e está a caminho da reabilitação”, disse Sadananda. “Ele recebeu alta do hospital [e] passou por check-ups extensos... Atualmente ele está descansando”.

Igreja Episcopal nos EUA se torna acionista de empresa na batalha pelo controle responsável de armas

Respondendo a acusações de que a Smith & Wesson havia se recusado a se reunir com jovens defensores do controle de armas, a Igreja Episcopal nos EUA comprou ações da empresa-mãe da fabricante de armas para atuar como acionista. A Diocese de Western Massachusetts comprou ações da American Outdoor Brands Corporation (AOBC), depois que a Igreja Episcopal suspendeu a proibição de deter ações de empresas de armas no ano passado.

O Bispo de Western Massachusetts, Doug Fisher, disse que no ano passado jovens ativistas haviam buscado “diálogo com os líderes da empresa em três ocasiões diferentes para conversar sobre como tornar nossas comunidades mais seguras, mas foram ignorados... A Smith & Wesson pode se recusar a se reunir com aqueles jovens maravilhosos, mas será muito mais difícil recusar um acionista.”

“Foram dados passos positivos para o uso seguro de armas”, disse o bispo Doug, “e esperamos ver mais”.

Primeira rádio Episcopal do Sudão do Sul nomeada em homenagem a presidente da Mothers’ Union

A província interna da Equatoria Central estabeleceu a primeira estação de rádio episcopal na capital do Sudão do Sul, Juba. A estação foi nomeada em homenagem ao tremendo papel desempenhado pela primeira Presidente Provincial da Mothers’ Union (União das Mães), Mama Sarah Meling, que serviu a então Igreja Episcopal do Sudão a partir de 1985 como primeira presidente da MU. A rádio foi nomeada “Sit Sarah Radio 98.1FM” - a palavra “Sit” vem uma palavra árabe que significa “Senhorita”.

Sit Sarah recebeu Cristo como seu salvador pessoal em uma cruzada do movimento do Avivamento do Leste da África conduzida em Yei nos anos 40. Ela se mudou para Juba em 1951 e, posteriormente, iniciou o movimento do reavivamento em Juba, trabalhando com a Mothers’ Union. Ela morreu em outubro de 1996, mas muitos líderes de igreja ainda falam sobre seus trabalhos.

Diretor de Comunicações do Anglican Communion Office busca novos horizontes

O Diretor de Comunicações da Comunhão Anglicana, Adrian Butcher, está deixando o cargo depois de três anos. Adrian, que trabalhou para a BBC News por 25 anos antes de chegar ao Anglican Communion Office (“Escritório Comunhão Anglicana”, ou ACO), assumiu o posto pouco antes da décima sexta reunião do Anglican Consultative Council (“Conselho Consultivo Anglicano”) na Zâmbia - a chamada ACC-16 - e sairá do cargo em maio depois da ACC-17 em Hong Kong.

“Foi um momento interessante e desafiador, e acredito que progressos consideráveis foram feitos”, disse ele.

“Atualizamos o site da ACO, introduzimos notícias semanais em francês, espanhol e português, aumentamos drasticamente nossa produção de vídeos e blogs e reforçamos nossa presença nas mídias sociais, embora sempre haja mais a ser feito.”