This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Notícias da Semana do Anglican Communion News Service – sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Posted on: January 25, 2019 10:57 AM
Related Categories:

Igrejas da Zâmbia clamam por fim da “perseguição aos cidadãos do Zimbábue”

O Conselho das Igrejas na Zâmbia (CCZ), organização ecumênica que inclui dioceses anglicanas, uniu-se a outras ONGs e grupos cristãos para expressar sua “profunda preocupação” com a crise no vizinho Zimbábue. Em um comunicado conjunto, o CCZ se juntou às outras organizações em seu anseio por uma resposta internacional à questão, acrescentando que “como ativistas da sociedade civil, não podemos assistir inertes enquanto nossos vizinhos são espancados, presos, detidos e assassinados”.

O presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, interrompeu uma viagem ao exterior para lidar com os eventos violentos. Relatos indicam que mais de 600 pessoas foram presas, e manifestantes alegam que dezenas foram mortas. Os protestos foram provocados por um colapso econômico e aumentos acentuados dos preços de combustíveis.

“A sociedade civil na Zâmbia continua profundamente preocupada com o colapso econômico no Zimbábue e com as violações de direitos humanos cometidas contra os cidadãos pelo Estado”, disse o comunicado.

“...Estamos particularmente preocupados com os espancamentos, prisões e assassinatos de cidadãos desarmados que protestavam pacificamente contra a terrível situação econômica no Zimbábue. Também notamos com consternação que foi necessária uma ação judicial para derrubar o bloqueio da internet previamente decretado como parte de um esforço para silenciar as massas”.

Anglican Consultative Council levará “fragrância de Cristo” a todo o mundo

A próxima reunião trienal do Anglican Consultative Council (Conselho Consultivo Anglicano - ACC) começa em pouco menos de 100 dias, e o Arcebispo Paul Kwong, presidente do órgão, espera que o evento ajude a Comunhão Anglicana a levar ‘a fragrância de Cristo’ para o mundo.

A ACC-17, como é chamada a 17º Reunião do Conselho, ocorrerá em Hong Kong de 28 de abril a 5 de maio próximos. O ACC é um dos quatro “Instrumentos de Comunhão” que ajudam a “facilitar o trabalho cooperativo das igrejas da Comunhão Anglicana, trocar informações entre as províncias e igrejas e ajudar a coordenar ações comuns”.

O tema da reunião é “Equipar o povo de Deus – aprofundando o Discipulado Intencional”, uma continuação dos trabalhos feitos em torno do tema da última edição em 2016.

A reunião começará e terminará com missas especiais na Catedral de São João. Entre outras atividades, o ACC receberá um relato dos trabalhos da Comissão da Igreja Segura, ouvirá o feedback das redes oficiais da Comunhão Anglicana e discutirá o trabalho do Secretariado da Comunhão.

O Arcebispo Kwong observou que “Hong Kong” significa literalmente “porto perfumado”, por causa da associação do país com o comércio de especiarias.

“Não poderia estar mais animado e honrado em receber todos os delegados do ACC”, disse ele. “Acredito que um discípulo emite a 'Fragrância de Cristo’ em sua vida cotidiana, e meu desejo é que a ACC-17 possa ajudar nossa Comunhão Anglicana a ser aquela que espalha a ‘Fragrância de Cristo’ pelo mundo.”

Perito ecumênico da Comunhão eleito novo presidente de universidade canadense

O Rev. Cônego Dr. John Gibaut, atualmente Diretor de Unidade, Fé e Ordem no Escritório da Comunhão Anglicana, deixará seu cargo atual para se tornar Presidente, Reitor e Vice-Reitor da Thorneloe University do Canadá, cargo que assumirá a partir do dia 1º de junho. A Thorneloe University é membro fundadora da Laurentian University Federation  no campus da Laurentian University em Sudbury, cidade na província canadense de Ontário.

O Dr. Gibaut é o principal represente da Comunhão Anglicana em diálogos ecumênicos com outras famílias da Igreja, além de atuar como consultor principal para questões teológicas e de diálogo interanglicano. Antes de entrar para a Comunhão Anglicana, ele era membro do Conselho Mundial de Igrejas.

“Estou animado para me juntar à Thorneloe University”, disse o Dr. Gibaut. “Os cursos inovadores da Thorneloe, incluindo os da Faculdade de Teologia, refletem o melhor das artes e ciências humanas. Estou ansioso para conhecer os alunos e trabalhar com o corpo docente, funcionários e Conselho de Governadores. Também espero fazer parte de uma comunidade dinâmica com uma presença pós-secundária vibrante. Há uma tremenda oportunidade de crescimento com alcance global“.

Campanha internacional compra ambulância para salvar hospital palestino

Uma campanha internacional de angariação de fundos na Inglaterra e nos Estados Unidos permitiu que o Hospital St. Luke, na cidade palestina de Nablus, comprasse uma nova ambulância – e, com ela, garantisse seu futuro. O hospital foi instalado pela agência missionária Anglicana CMS há mais de 100 anos, e hoje é administrado como um ministério da Diocese Episcopal de Jerusalém.

No ano passado, o Ministério da Saúde da Palestina introduziu normas mais rigorosas para equipamentos, o que gerou preocupações de que a ambulância do St. Luke, adquirida há 15 anos, não atenderia aos requisitos. Só em 2017 o veículo fez 2.100 viagens de emergência, mas cada vez mais a ambulância apresentava problemas mecânicos. Caso não pudesse substituir o veículo, a St. Luke's perderia seu credenciamento e teria que fechar.

Na Inglaterra, o Fundo da Comunhão Anglicana do Arcebispo de Canterbury iniciou uma campanha de financiamento coletivo, enquanto nos Estados Unidos os Amigos Americanos da Diocese Episcopal de Jerusalém (American Friends of the Episcopal Diocese of Jerusalem) também iniciaram uma campanha de arrecadação. Juntos, os dois grupos angariaram fundos suficientes para adquirir uma nova ambulância.

Secretário Geral da Comunhão Anglicana é homenageado pelo Ministério da Reconciliação nigeriano

O Secretário Geral da Comunhão Anglicana, Dr. Josiah Idowu-Fearon, recebeu o Prêmio de Mérito pela Excelência na Promoção da Tolerância Religiosa e Construção da Paz no Norte da Nigéria, oferecido pela Sir Ahmadu Bello Memorial Foundation. O prêmio, oferecido pela primeira vez este ano, foi um dos cinco apresentados pela Fundação, criada pelos governadores dos 19 estados do norte da Nigéria para homenagear o falecido Sir Ahmadu Bello, primeiro-ministro da antiga região norte.

O prêmio foi entregue durante um jantar em Kaduna, na véspera do aniversário de 70 anos do Dr. Idowu-Fearon. Na ocasião, o presidente da premiação ponderou que “Sua Graça... é um erudito clérigo, que desenvolveu enorme paixão pelo estudo do Islã desde seus primeiros anos. De fato, ele permitiu que este fato ditasse sua motivação para promover a tolerância religiosa e a paz que culminou em sua premiação hoje...

“Quando Sua Graça (...) tornou-se Secretário Geral da Comunhão Anglicana (...) muitos temiam que ele não teria mais tempo para se dedicar a seus projetos inter-religiosos. Graças a Deus, estas preocupações se mostraram infundadas, porque ele mostrou, através dos últimos cargos e trabalhos contínuos que assumiu, que ainda tem muito o que oferecer...”

Congregação de Aberdeen vota para deixar a Igreja Episcopal Escocesa

Uma congregação na cidade escocesa de Aberdeen está se preparando para deixar a Igreja Episcopal Escocesa (Scottish Episcopal Church, SEC). Os membros da Westhill Community Church votaram para se separar por causa do que chamam de “trajetória liberal continuada” da Igreja.

Sobre o assunto, afirmou o Reitor de Westhill, Cônego Ian Ferguson: “Nós vínhamos atravessando uma jornada de vários anos – e quando digo 'nós', me refiro a um grupo de reitores episcopais evangélicos – de diálogo com os bispos sobre a trajetória que a SEC estabeleceu como sendo o caminho o seguir. Isso culminou em várias decisões tomadas pela SEC que alguns de nós nos demos conta de que não poderíamos aceitar. 

“Nossa igreja não foi capaz de sentir que poderia seguir a trajetória que a SEC está seguindo e deseja manter seu senso de autoridade bíblica e comunhão com a Comunhão Anglicana como um todo – que está sendo dilacerada pelas decisões de algumas províncias.”

O bispo de Aberdeen e Orkney, Anne Dyer, disse que “a congregação da Westhill Community Church é uma parte muito amada e valorizada da nossa diocese, e me entristece profundamente que eles tenham indicado que desejam buscar uma possível separação da Igreja Episcopal Escocesa.”