This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Aliança Anglicana lança centro internacional de recursos Covid-19

Posted on: April 7, 2020 2:17 PM
Photo Credit: Hulsov / Pixabay
Related Categories:

Um centro internacional de recursos foi criado pela Aliança Anglicana visando ajudar províncias, dioceses e paróquias a responder à crise do Covid-19. A Aliança Anglicana foi iniciada após a Lambeth Conference em 2008. Possui 12 anos de experiência na coordenação de respostas das províncias  a crises locais e regionais. Agora está fazendo uso dessa experiência ajudando as províncias a lidar com uma crise realmente mundial.

“A pandemia global do Covid-19 já está impactando todas as partes da Comunhão”, afirma a Aliança Anglicana em seu site. “Seguindo orientações oficiais de saúde pública, as igrejas estão suspendendo os cultos públicos e outras reuniões. Isso é vital para impedir a propagação do vírus, salvar a vida dos mais vulneráveis ​​e proteger os serviços de saúde de serem sobrecarregados pelos casos.

“Em muitas partes do mundo as igrejas passaram a transmitir cultos on-line, enquanto outras usam a emissora de rádio local ou até mesmo se conectam através de um toque de sino da igreja para convidar as pessoas para orações compartilhadas ao mesmo tempo, mas permanecendo em seus próprios lares – as pessoas estão juntas em espírito enquanto permanecem em confinamento para ajudar a impedir a propagação do vírus.”

O centro de recursos Covid-19 da Aliança Anglicana é uma plataforma para compartilhar o aprendizado das igrejas sobre como estão respondendo efetivamente à crise.

A equipe da Aliança Anglicana vem se conectando com as igrejas de cada região para tomar conhecimento de suas experiências e reunir exemplos de respostas eficazes “e, acima de tudo, permanecer em comunhão nestes tempos extremamente difíceis”, disse um porta-voz da Aliança. “Foi inspirador e encorajador saber como as igrejas estão se adaptando aos desafios atuais ao manter o culto em comum mesmo quando não podemos nos reunir publicamente; ao praticar uma vida compartilhada de oração; ao estabelecer conexões para incentivar aqueles que vivem isolados; e ao continuar servindo os mais vulneráveis ​​em nossas comunidades, seguindo as orientações de segurança.

“Também aprendemos com a sabedoria e a resiliência daqueles membros da Comunhão que enfrentaram epidemias e outras crises no passado. Em meio às manchetes preocupantes ainda se pode ouvir boas notícias de esperança do evangelho.”

O centro de recursos destaca as principais áreas de respostas da igreja ao Covid-19 e fornece links para diretrizes úteis. Além disso, um novo material será adicionado nas próximas semanas. Está dividido em duas seções: conhecimento dos fatos e como a Igreja pode responder.

O porta-voz da Aliança Anglicana descreveu o centro de recursos como “um recurso vivo” e convidou as pessoas a enviarem suas próprias contribuições ou pedidos de cobertura de outros tópicos por e-mail para: anglicanalliance@anglicancommunion.org.