This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Covid-19 obriga os organizadores da Lambeth Conference a remarcarem o encontro do decênio para 2021

Posted on: March 24, 2020 4:17 PM
Related Categories:

O encontro que ocorre a cada década dos bispos e bispas da Comunhão Anglicana, a ser realizada em Canterbury, Kent, em julho e agosto deste ano, foi adiado para 2021 por causa da pandemia do Covid-19.

A decisão foi tomada ontem (segunda-feira) pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, após consulta a várias partes interessadas, incluindo os curadores da Lambeth Conference Company, a organização de caridade que administra a conferência em nome do Arcebispo de Canterbury. Nas últimas semana, as equipes organizadoras da Lambeth Conference vinham pensando em espírito de oração no impacto da pandemia do coronavírus nos planos e preparativos deste importante evento. O Arcebispo Justin Welby consultou vários atores importantes, incluindo seus colegas primazes - os líderes das 40 igrejas autônomas da Comunhão Anglicana.

Em uma mensagem de vídeo, o Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, disse: “O lugar de um bispo em um momento de dificuldade é o lugar de um pastor quando o lobo está atacando o rebanho. É estar com eles. Estar ao lado deles. Para amá-los. Para sofrer com eles.

“Por causa do coronavírus está bastante restrito viajar pelo mundo e desconhecemos o tempo  necessário dessas limitações. Por essas razões, para que sejamos bons pastores como bispos/as no mundo anglicano e incentivemos a igreja a estar lá para o mundo sofredor de Deus, decidimos reagendar e adiar a conferência até 2021 na mesma época do ano.

“Escreveremos aos bispos e bispas sobre com as datas exatas assim que as tivermos decisão a respeito. Em outras palavras, vamos ter um atraso de um ano. Não estamos absolutamente cancelando o evento. Quando nos reunirmos, será em um mundo remodelado pelo que está acontecendo no momento, e é cada vez mais importante que nos encontremos para orar, estudar as escrituras, ouvir a palavra de Deus, confortar e obter um nova visão do que é ser a Igreja de Deus para o mundo de Deus.

“Alguém lembrou hoje que a Lambeth Conference de 1920 foi adiada em 1918 e se reuniu à sombra da Primeira Guerra Mundial, e que a Conferência de 1948 se reuniu à sombra da Segunda Guerra Mundial. Ambas testemunharam eventos terríveis e esperemos, com a benção de Deus, não ver nada parecido. Mas lembremo-nos de que, ao nos reunirmos e compartilharmos nossa sabedoria, precisaremos ouvir o Espírito um através do outro para pensar, refletir e estudar, adorar e orar.”

Um porta-voz da Lambeth Conference Company acrescentou: “Desde o surto do Covid-19, a Lambeth Conference Company vem monitorando a situação e seguindo as orientações das autoridades de saúde pública”. “O risco à saúde pública do Corona vírus no Reino Unido no momento foi avaliado como ‘alto’ pelos Chief Medical Officers (mais altas autoridades do setor de saúde) do Reino Unido, e uma ampla gama de medidas governamentais estão em vigor para responder à crise de saúde.

“Este encontro  significativo de bispos e bispas anglicanos/as e seus cônjuges continuará sendo planejado - com um programa empolgante e envolvente, e que será realizado no mesmo local da Universidade de Kent e da Catedral de Canterbury - apenas um ano depois.

“Reconhecemos que isso será uma decepção significativa para todos os inscritos seja como delegado/a do evento, participante do programa de hospitalidade, apresentadores e participantes para o programa da conferência, membros do nosso Centro de Recursos ou voluntário ou auxiliar do evento, especialmente porque a Lambeth Conference em 2020 foi definida como a maior conferência até agora. No entanto, a saúde e a segurança de nossos participantes do evento são nossa maior prioridade.”