This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Comunhão Anglicana é chamada ao arrependimento pelos primazes ao afirmarem compromisso de caminhar juntos

Posted on: January 21, 2020 1:14 PM
Photo Credit: Alex Baker / ACNS
Related Categories:

Os resultados do Grupo de Trabalho estabelecido pelo Arcebispo de Canterbury após o Primates´ Meeting (Encontro de Primazes) de janeiro de 2016 foi elogiado pelos primazes. O Grupo de Trabalho propõe convocar uma Tempo de Arrependimento, focado no quinto domingo da Quaresma deste ano (29 de março de 2020), e preparou uma liturgia eucarística comum para a Comunhão Anglicana e documentos sobre a identidade Anglicana.

Em seu comunicado, divulgado no final do Primates´ Meeting da semana passada, os Primazes explicaram que o Grupo de Trabalho foi estabelecido “para verificar como poderíamos caminhar juntos apesar das complexidades que enfrentamos.”

Eles acrescentaram: “Nesta reunião, afirmamos nosso compromisso contínuo de caminhar juntos; recebemos o resultado do Grupo de Trabalho e o recomendamos para que seja acrescentado aos outros Instrumentos de Comunhão - a Lambeth Conference (Conferência de Lambeth) e o Conselho Consultivo Anglicano.”

Eles também recomendaram a criação de um novo grupo “para dar continuidade ao realizado pelo Grupo de Trabalho e explorar como podemos viver e trabalhar juntos à luz da Lambeth Conference.”

“Convidamos as Igrejas da Comunhão Anglicana a destacar o Quinto Domingo da Quaresma (29 de março de 2020) como um dia para enfocar nas Orações de Arrependimento formuladas pelo Grupo de Trabalho.”

A reunião da semana passada na Jordânia foi o terceiro Primates´ Meeting desde que Justin Welby se tornou Arcebispo de Canterbury. Sua primeira ação, em janeiro de 2016, foi chamar as partes para tratar de discordâncias e divisões dentro da Comunhão Anglicana. Naquela reunião, os Primazes concordaram em "caminhar juntos, por mais doloroso que seja e apesar de nossas diferenças, como uma expressão profunda de nossa unidade no corpo de Cristo".

Na reunião seguinte, em outubro de 2017, os Primazes revisaram a discussão e o acordo anteriores para caminhar juntos e disseram: “Nós endossamos essa abordagem, que continuaremos com um compromisso renovado.”

Em 2018 e 2019 foi realizada uma série de seis Primates’ Meeting, nos quais os líderes anglicanos discutiram os planos para a Lambeth Conference de bispos e bispas anglicanos(as), que ocorrerá em julho e agosto deste ano de 2020. Esses planos fizeram parte das discussões dos Primazes na semana passada na Jordânia.

Clique aqui para ler o Comunicado divulgado pelos Primazes na conclusão de seu encontro.