This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Cinco primazes eleitos para servir no Comitê Permanente do Conselho Consultivo Anglicano

Posted on: January 21, 2020 1:08 PM
Photo Credit: ACNS
Related Categories:

Os Primazes da Comunhão Anglicana – os(as) arcebispos(as) seniores, bispos(as) e moderadores(as) das Igrejas da Comunhão Anglicana - elegeram novos representantes regionais entre os primazes para servir no Comitê Permanente do Conselho Consultivo Anglicano.

O Primates´ Meeting (Encontro de Primazes) e o Conselho Consultivo Anglicano são dois dos quatro “Instrumentos de Comunhão da Comunhão Anglicana” - os outros dois são a Lambeth Conference (Conferência de Lambeth) de bispos e bispas anglicanos(as), e o Arcebispo de Canterbury.

O Conselho Consultivo Anglicano se reúne a cada três anos e é integrado por bispos(as), clérigos(as) e leigos(as) das 40 igrejas membros da Comunhão Anglicana. Ele elege um Comitê Permanente que é aumentado por cinco líderes anglicanos seniores escolhidos por e dentre os primazes.

Na reunião de hoje na Jordânia, os primazes elegeram os seguintes primazes representantes e suplentes regionais para o Comitê Permanente:

África

Representante:

Rev.mo Jackson Ole Sapit, Igreja Anglicana do Quênia 

Suplente:

Rev.mo Zacharie Masimango Katanda, Província da Igreja Anglicana do Congo

Américas

Representante:

Rev.mo Julio Murray Thompson, Igreja Anglicana da Região da América Central

Suplente: 

Rev.ma Linda Nicholls, Igreja Anglicana do Canadá

Ásia

Representante:  

Rev.mo  Humphrey Peters, Igreja (Unida) do Paquistão 

Suplente:               

Rev.mo  Michael Lewis, Igreja Episcopal de Jerusalém e Oriente Médio

Europa

Representante:

Rev.mo John Davies, Igreja no País de Gales

Oceania

Representante:

Rev.mo Philip Richardson, Igreja Anglicana de Aotearoa, Nova Zelândia e Polinésia

Suplente: 

Rev.mo Leonard Dawea, Igreja Anglicana de Melanésia

O Primaz de Hong Kong, o Reverendo Paul Kwong, continuará como membro do Comitê Permanente, à medida que foi eleito pelo ACC como presidente. O Arcebispo de Canterbury, o Reverendo Justin Welby, é presidente do ACC e membro ex officio do Comitê Permanente.

O Comitê Permanente normalmente se reúne presencialmente uma vez por ano. Sua próxima reunião presencial ocorrerá no Anglican Communion Office (Escritório da Comunhão Anglicana) em setembro. Após mudanças na constituição acordada no ACC-16 em Lusaka, em abril de 2016, o Comitê Permanente agora também pode realizar algumas de suas reuniões eletronicamente.