This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled.

Aliança Anglicana nomeia Grace Kaiso como seu consultor sênior e recruta responsável de incidência para combate à escravidão moderna

Posted on: January 28, 2020 10:55 AM
Da esquerda para a direita: Amy Bishop, nova responsável de incidência da Aliança Anglicana para combate à escravidão moderna, Rachel Carnegie, Diretora Executiva, e Cônego Grace Kaiso, novo Consultor Sênior
Photo Credit: ACNS
Related Categories:

[ACNS, da Redação] O ex-secretário geral do Conselho das Províncias Anglicanas na África (CAPA por sua sigla em inglês), Cônego Grace Kaiso, foi nomeado consultor sênior da Aliança Anglicana. A Aliança ajuda a articular e equipar o trabalho missionário das Igrejas e agências Anglicanas de todo o mundo em assuntos de socorro humanitário, desenvolvimento e incidência. Uma de suas prioridades atuais é a grande campanha contra a escravidão moderna. Também recrutou uma nova responsável de incidência para realizar esse trabalho, Amy Bishop, que vem apoiada pela Iniciativa Clewer da Igreja da Inglaterra.

“Estou satisfeita por o Cônego Grace Kaiso ter concordado em se juntar à equipe da Aliança Anglicana como nosso consultor sênior”, disse a diretora executiva Rachel Carnegie. “Estou ansiosa para trabalhar com ele. O Cônego Grace traz profunda compreensão teológica e experiência prática à função e ajudará a conduzir a Aliança Anglicana no apoio à missão holística das igrejas da Comunhão.”

A nomeação também foi bem recebida pelo Arcebispo Albert Chama, primaz da Igreja da Província da África Central. O Arcebispo Albert é presidente do CAPA e da Aliança Anglicana. “O Cônego Grace Kaiso traz uma riqueza de experiências para a Aliança Anglicana”, disse ele. “Ele é um grande líder no trabalho em equipe e trabalha em rede com outras Igrejas da fraternidade ecumênica e das organizações para-eclesiais... Ele também é hábil no ministério de construção da paz. Saudamos o Cônego Grace e desejamos a ele as bênçãos de Deus em sua nova função na equipe da Aliança Anglicana.”

O Cônego Kaiso disse ao ACNS que um dos papéis da Aliança é “manter constante consciência das realidades que nos cercam e de como essas contradizem o desejo de Deus para o seu povo e o seu mundo”. E acrescentou: “Aqui estamos, mas olhemos para as pessoas que sofrem por causa de conflitos, olhemos para as pessoas que sofrem por causa da pobreza, olhemos para as pessoas que sofrem por causa do impacto das mudanças climáticas, olhemos para a desesperança nos rostos de homens e mulheres onde quer que a gente vá.”

E outro papel importante, disse ele, é encontrar “mecanismos facilitadores para se envolver com essa realidade, pois somos chamados a ser luz e sal no mundo.”

O Cônego Kaiso estará baseado em Uganda - onde trabalhou anteriormente como Secretário Geral do organismo ecumênico do país, o Conselho Cristão de Uganda. Ele recebeu o Rotary International Vocational Award (Prêmio Vocacional do Rotary International) por contribuir com Paz e Governança na África e o Prêmio Santo Agostinho do Arcebispo de Canterbury por serviços prestados à Comunhão Anglicana.

Amy Bishop estará atuando  na Aliança e metade do seu tempo será financiado pela Iniciativa Clewer da Igreja da Inglaterra. A Iniciativa recebeu este nome de uma comunidade de freiras anglicanas que foi criada no século 19 para ajudar mulheres a saírem da prostituição. As Irmãs Clewer estão aportando recursos financeiros de sua comunidade para a campanha contra a escravidão moderna.

A Iniciativa Clewer desenvolveu uma gama de recursos, incluindo um aplicativo muito elogiado chamado Safe Car Wash app (lavagem de carros segura), para detectar e denunciar possíveis gangues de tráfico de escravos que operam no Reino Unido; e recursos educacionais para crianças em idade escolar visando ajudar a identificar sinais de abuso.