This website is best viewed with CSS and JavaScript enabled, alternatively you can use the low bandwidth version.

Uma comunhão dentro da Comunhão – o sentir de um Encontro Lusófono fraterno

Uma comunhão dentro da Comunhão

Posted By Bp Jorge Pina Cabral

30 November 2017 5:50PM

0 Comments

Also available in English

«Alegrem-se com os que estão alegres e chorem com os que choram.
Vivam em harmonia de sentimentos» (Romanos 12,15)

O III Encontro da Rede Lusófona Anglicana (22 a 27 Novembro 2017) decorreu num clima de grande partilha humana e eclesial. Juntos fomos capazes de ouvir os choros dos outros mas também as suas esperanças e expectativas. O valor das relações humanas estabelecidas e da confiança que se adquiriu entre todos é agora a base para o trabalho de Missão que as Igrejas Lusófonas querem desenvolver em conjunto. Dado o tempo que passamos em conjunto ficamos a conhecer melhor as histórias de vida de cada um e de cada uma. Ficámos mais amigos e percebemos na diversidade de contextos em que vivemos como comungamos dos mesmos sentimentos e como estamos unidos na pessoa de Jesus Cristo.

Ficamos a saber do empenhamento da Igreja em Angola no combate à doença da Malária. Ouvimos os relatos do significativo crescimento numérico da Igreja em Moçambique apesar da escassez de recursos humanos e materiais. Percebemos como o atual contexto social no Brasil interpela a Igreja na sua voz e ação proféticas e como a Igreja em Portugal se quer abalançar cada vez mais nos caminhos da Evangelização e discipulado intencional numa sociedade cada vez mais secular.

Para que a Missão da Rede Lusófona seja cada vez mais sustentada as Igrejas estão carentes de formação cristã e teológica. Esta será uma das apostas do trabalho futuro; ajudar à formação da fé cristã capaz de enfrentar as questões e os desafios que a vida levanta. Nesta área será importante o apoio ao Seminário Teológico em Moçambique e o desenvolvimento de um Curso de Introdução ao Anglicanismo via Internet. Significativo também será a celebração em 2018 do 125º aniversário da Diocese Anglicana dos Libombos em Moçambique.

Pelos tempos passados em conjunto neste III Encontro da Rede Lusófona dou graças a Deus e peço a Sua divina orientação para o caminhar futuro da Rede Lusófona.

+ Jorge Pina Cabral
Bispo da Igreja Lusitana e Coordenador da Rede Lusófona

Oração de Ação de Graças e Compromisso

Senhor Deus:
agradecemos-Te por nos teres chamado
a fazer parte da Rede Lusófona da Comunhão Anglicana
e dos que procuram obedecer à Tua vontade;
que o teu Espírito nos guie e fortaleça
na missão e no serviço aos três continentes onde estamos presentes,
não como pessoas desconhecidas e indiferentes entre si,
mas como companheiras e amigas
que se amparam na mesma peregrinação
a caminho do teu Reino.
Ámen

 

Add your comments

or Log In to add your comment

0 Comments